Nav icon
São João
Lifestyle

Chegou a hora de forrozear! 10 destinos para celebrar o São João

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 8 June, 2022

Junho chegou e, com ele, uma das festas brasileiras mais importantes do ano: o São João. Separamos dez destinos para você comemorar com muita dança, música e comidas típicas.

Se tem uma festa tipicamente brasileira, que faz sucesso em todas as regiões do país e envolve pessoas de todas as idades, essa festa é o São João. Comemorar os 3 santos de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro é tradição de Norte a Sul do país.

VEJA TAMBÉM: FESTA JUNINA – CONFIRA 5 RECEITAS TÍPICAS DA ÉPOCA E SUPER SAUDÁVEIS

Neste período de retomada dos eventos presenciais, participar de uma quermesse ou mesmo dançar forró em uma legítima festa nordestina é o que tem animado muita gente. Separamos 10 destinos brasileiros que oferecem festas juninas para ninguém botar defeito.

1. CARUARU (PE): A CAPITAL DO FORRÓ

São João

Intitulado o “Maior e Melhor São João do Mundo”, Caruaru aposta em 2022 no “São João do Reencontro”. Durante todo o mês de junho, a cidade, que fica no Agreste pernambucano, oferece polos com várias atrações se revezando no forró, no xote, no baião e no maracatu, além de comidas típicas gigantes.

A programação do São João de Caruaru 2022 tem muitas atrações gratuitas, que valorizam as manifestações artísticas e culturais da região, e também artistas nacionais consagrados. O palco principal fica no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e a festa acontece até 2 de julho. Este ano, a prefeitura lançou ainda o São João Solidário, para arrecadar roupas e mantimentos para as famílias afetadas pelas chuvas, na região metropolitana do Recife.

2. CAMPINA GRANDE (PB): UM GRANDE ARRAIAL A CÉU ABERTO

São João

Campina Grande, município na Paraíba, também se intitula como “Maior e Melhor São João do Mundo”. A cidade é a grande rival de Caruaru quando se trata de festejos juninos. Campina Grande se transforma em um grande arraial e conta com a apresentação de artistas de diferentes gêneros, além de danças típicas e culinária regional.

O São João de Campina Grande costuma lotar a Praça Parque do Povo, no centro. A organização é tão animada que promove até baile de forró em vagão de trem, atração turística conhecida como “Locomotiva Forrozeira”, que possui sete vagões e capacidade para 800 pessoas.

Aos finais de semana, os passageiros podem realizar o trajeto entre Campina Grande e o município de Galante, por cerca de 18km, acompanhados de trios de forró e dançarinos vestidos a caráter.

Este ano a festa em Campina Grande acontece entre os dias 10 de junho e 10 de julho, após dois anos de suspensão por causa da pandemia. Nesta edição, o evento vai homenagear o cantor Genival Lacerda, que morreu em decorrência da Covid-19, em 2021.

3. SÃO LUÍS (MA): E AS MANIFESTAÇÕES POPULARES COM DIVERSIDADE ARTÍSTICA

São João

Durante o mês de junho, São Luís vive uma das maiores festas da cultura popular do Estado, com o seu Bumba-meu-Boi, a festa junina maranhense.A organização aposta nos artistas locais, grupos folclóricos e manifestações culturais da cidade, somando 200 atrações artísticas. Um dos pontos altos da festa é o Arraial da Praça Maria Aragão, que terá programação entre 10 e 30 de junho.

Outra atração da programação é o ‘São João no Bairro’, verdadeiros arraiais nos bairros e comunidades, com apresentações de bumba-meu-boi, quadrilha, cacuriá, tambor de crioula, entre outras atrações, que ajudam a agitar a celebração mais aguardada do ano.

VEJA TAMBÉM: 18 RESTAURANTES PARA COMEMORAR O DIA DOS NAMORADOS EM SÃO PAULO

O Estado do Maranhão anunciou este ano 60 dias de festa, com mais de 500 atrações juninas, que se apresentam em mais de 70 arraiais espalhados em todo o Maranhão.

4. MOSSORÓ (RN): O SÃO JOÃO MAIS CULTURAL DO MUNDO

São João

Quando se trata de festa junina, o Nordeste é destino incontestável para quem deseja curtir uma tradicional comemoração brasileira.Mossoró, no Rio Grande do Norte, é um desses locais. No mês de junho, o município se apresenta como “Mossoró Cidade Junina” e a festa é intitulada o “São João Mais Cultural do Mundo”. Já repararam que as festas nordestinas são cheias de títulos, não é mesmo?

E não é à toa. No caso de Mossoró, há atrações para todos os gostos, como apresentações musicais, circo do forró, quadrilhas, festivais de humor, feiras de comida e artesanato, além de espetáculos teatrais.

O ponto alto da festividade é a abertura da festa, com o tradicional bloco “Pingo da Mei Dia”, que leva uma multidão de pessoas pelo Corredor Cultural de Mossoró. Mas a festa não para por aí e tem atrações confirmadas até 25 de junho. Este ano, a cidade comemora 25 anos como Mossoró Cidade Junina e marca essa celebração com a retomada da comemoração presencial.

5. MARACANAÚ (CE): UMA DAS MAIORES FESTAS DE SÃO JOÃO DO BRASIL 

São João

Mais um roteiro nordestino. A cidade de Maracanaú, no Ceará, também tem a sua festa, que é considerada uma das maiores do Brasil. Para quem pretende visitar Fortaleza, é uma boa pedida esticar a viagem até Maracanaú, que tem 230 mil habitantes, e conferir a mega estrutura montada para abrigar as festividades do mês de junho.

A programação conta com casamento civil coletivo, festival de quadrilhas juninas, quadrilhódromo, repentistas e shows de artistas nacionais. Entre os atrativos também tem cinema, museu, comidas típicas e fazendinha. Este ano, na retomada pós-pandemia, a cidade inaugurou o espaço democrático, sem divisões exclusivas como camarotes.

6. ARACAJÚ (SE): E SEU FORRÓ CAJU

São João

O Forró Caju é a maior festa junina de Sergipe, com diversas atrações locais e nacionais. Além de seis dias de apresentações musicais na Praça de Eventos Hilton Lopes, entre os mercados centrais, a programação junina, que vai até 29 de junho, contará com o Fórum do Forró, o Circuito Folclórico Sergipano e o Circular Junino.

VEJA TAMBÉM: 5 LUGARES PARADISÍACOS EM SÃO PAULO PARA EXPLORAR NO FINDI

A programação junina do município também inclui o São João na Praça. A festa é tradicional e conta com uma programação alternativa, que inclui apresentações folclóricas, trios pé-de-serra e quadrilhas. Além da programação do mês de junho, vale destacar que Aracajú oferece diversas atrações turísticas e belas praias.

7. BELÉM (PA): TE CARIMBÓ, CORDÕES DE PÁSSAROS E UITO TUCUPI E TACACÁ

São João

A festa escolhida para representar a Região Norte é o Arraial da Nossa Gente, promovido pela prefeitura de Belém, no Pará. A comemoração acontece entre 15 e 30 de junho, na Praça Waldemar Henrique, no bairro do Reduto.

A expectativa é que 40 grupos de quadrilhas e toadas, parafolclóricos, pássaros juninos, cordões de bicho, carimbó e demais grupos do segmento se apresentem durante a programação. A dança típica da região é chamada carimbó, que mistura elementos das culturas indígena, negra e portuguesa. As festas paraenses não se afastam das raízes e no palco é comum ver a apresentação dos cordões de pássaros, que combinam teatro, música, dança e lições de respeito à natureza.

A culinária típica conta com pratos como bolo de macaxeira, cuscuz, munguzá, vatapá e tacacá. Além das quadrilhas e misses, a população também poderá contar com shows de artistas consagrados. Esta será a primeira vez, após dez anos, que a praça recebe programação de festa junina.

8. SÃO PAULO (SP): E AS TRADICIONAIS QUERMESSES

São João

Do Norte a gente viaja para o Sudeste, para conferir as quermesses da maior cidade brasileira. São Paulo não tem apenas uma festa, mas diversos festejos organizados por centros culturais e igrejas da cidade.

A maior atração são as barracas de comidas típicas, como canjica, pamonha, sanduíche de carne louca, focaccia, pizzas, pinhão e quentão. Entre as várias opções do mês de junho, destacam-se as festas tradicionais promovidas por comunidades italianas, como a Festa de São Vito, promovida pelos moradores do Brás desde 1918. Além de massas e doces típicos italianos, é possível se deliciar com a ficacella, uma iguaria que se tornou tradicional, pastel com massa de batata e muçarela.

Além das quermesses de igreja, também há festividades em espaços como o Centro de Tradições Nordestinas (CTN). Este ano, o local promove novamente o São João de Nóis Tudim, que chega à sua 6ª edição e apresenta mais de 100 atrações, espalhadas por 18 dias de evento e uma área de 27 mil km2.

9. CORUMBÁ (MS): FESTEJO FAZ PARTE DE PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DO BRASIL

São João

Do Sudeste partimos para o Centro-Oeste para destacar mais uma festa junina brasileira. Em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, a festividade tem cortejo de andores e batismo de São João nas águas do rio Paraguai. A celebração se consolida como mais uma representação da diversidade cultural dos festejos de São João no país.

Em 2021, o tradicional Banho de São João recebeu o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. A maior festa junina do Mato Grosso do Sul é também um dos festejos sacroprofanos mais diferenciados do Brasil.

VEJA TAMBÉM: 8 DESTINOS INCRIVEIS PARA VIAJAR NUMA MÁQUINA DO TEMPO

A festa, que começa no dia 22 de junho, recupera as origens de Corumbá e está inserida numa localização bastante especial: conhecida como a capital do Pantanal, Corumbá é a maior região alagada do planeta, Patrimônio Natural da Humanidade reconhecido pela Unesco como reserva da biosfera.

10. LAGES (SC): E A TRADICIONAL FESTA DO PINHÃO

São João

No Sul do Brasil, apresentamos uma festa que não se intitula junina, mas tem destaque nessa época do ano. Em Lages, no Estado de Santa Catarina, acontece a Festa Nacional do Pinhão, que este ano chega à 32ª edição.

A programação acontece de 10 a 19 de junho, no Parque de Exposições Conta Dinheiro. Além dos shows nacionais, o evento promove as “Sapecadas da Canção Nativa e da Serra Catarinense”, um dos maiores festivais de música nativista da América Latina. Localizada na Serra Catarinense, Lages é o maior município em extensão territorial do Estado e é conhecida como a Capital do Turismo Rural e a Terra da Festa do Pinhão.

E agora? Agora é arrumar as malas, não esquecer das roupas típicas, salvar as passagens aéreas no celular para facilitar o embarque, reservar o hotel e se preparar para curtir muita folia e forró!

 Fotos: ®Reprodução

Summary
Chegou a hora de forrozear! 10 destinos para comemorar o São João
Article Name
Chegou a hora de forrozear! 10 destinos para comemorar o São João
Description
Uma das festas populares mais importantes do ano, o São João, vem aí e separamos 10 destinos para você comemorar com muita dança, música e comidas típicas.
Author
Publisher Name
What Else Mag
Publisher Logo

O que você achou?