12 centros culturais intrigantes de São Paulo Para Visitar em 2020
Para iniciar a década com um banho de cultura!
São Paulo é uma cidade que pulsa e transpira diversidade, arte, cultura, e grande parte disso acontece devido aos amplos e plurais centros culturais que a cidade comporta. Com arquiteturas modernas, neoclássicas ou barrocas, os espaços dedicados a cultura valem a visita apenas por suas instalações.
VEJA TAMBÉM: 15 ESPAÇOS CULTURAIS EM SÃO PAULO QUE VOCÊ PRECISA CONHECER
Nessa lista da What Else Mag, destacamos os principais centros culturais da cidade que tem programação variada, e conta com espaços de co-working, salas de cinema, shows, peças teatrais, debates e exposições. Confira seu próximo rolê:
1. MIS EXPERIENCE
O novo equipamento cultural de São Paulo estreou em novembro de 2019 e conta com alto investimento tecnológico – MIS Experience tem animações gráficas em alta definição, telas com qualidade de cinema, som em alta definição e outras peripécias. Com foco em exposições imersivas, o espaço abriu com a exposição ‘Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio’, concebida pela Grande Exhibitions e Pascal Cotte.
Em 2020, o MIS Experience recebe duas exposições que merecem entrar no seu radar cultural: a primeira será sobre a evolução da holografia, dos primórdios até a tecnologia da Base Entertainment, já a segunda exposição é sobre dinossauros, com curadoria de Jack Horner, consultor dos filmes “Jurassic Park”.
Onde: Rua Vladimir Herzog, 75 – Água Branca
Horário de Funcionamento: Terça a Domingo, 10h às 20h
Transporte: Próximo ao metrô Barra Funda
2. SESC AVENIDA PAULISTA
Inaugurado em abril de 2019, o Sesc Avenida Paulista mantém a mesma qualidade das outras unidades. Com três eixos centrais: corpo, tecnologia e arte, o prédio divide suas atividades em seus 17 andares, abrigando salas de espetáculos e oficinas culturais, espaço de exposição e para práticas físico-esportivas, clínica odontológica, espaço de brincar, biblioteca, comedoria e outros equipamentos presentes nas unidades do Sesc, exceto ginásio e piscina.
VEJA TAMBÉM: 10 VISTAS MAIS BONITAS DE SÃO PAULO PARA TIRAR SELFIE
No último andar, destaque para o mirante com uma vista panorâmica para a avenida e outros pontos da cidade. Além desta vista, outros andares do edifício possuem terraços de vidro de onde também é possível contemplar este visual.
Onde: Av. Paulista, 119 – Bela Vista
Horário de Funcionamento: Terça a Sábado, 10h às 22h; Domingos e Feriados, 10h às 19h
Transporte: Próximo ao metrô Brigadeiro
3. PARQUE ESTAIADA
Inaugurado em outubro de 2019, o Parque Estaiada se encontra em São Paulo com a promessa de oferecer um espaço versátil a altura da cidade de São Paulo. Fruto da parceria de Fernando Ximenes, Thiago Armentano e Bob Danneberg, o espaço é dividido em três ambientes, com capacidade para receber pequenos, médios e grandes agitos: são 5 mil metros quadrados divididos entre Foyer, com 300 m², salão principal com 1.200 m² e varanda open air com 800 m².
O complexo ainda conta com quadras de Society profissionais, Beach Tennis, restaurantes, como o Dinner in The Sky e espaço para coworking. Mas o ponto alto mesmo é a vista privilegiada da ponte, um dos maiores pontos turísticos de São Paulo.
Onde: Av. Duquesa de Goiás, 571 – Real Parque
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta, 10h às 18h
Transporte: Próximo ao metrô Pinheiros
4. INSTITUTO MOREIRA SALLES
Localizado na Avenida Paulista, o Instituto Moreira Salles foi inaugurado em setembro de 2017 e consiste num complexo de 09 andares, todos com pé-direito duplo, desenvolvido a partir do conceito de arquitetura sustentável por Marcelo Henneberg Morettin, que tinha como desafio conceber um museu vertical.
VEJA TAMBÉM: GALERIAS SÃO A ENGRENAGEM DA ARTE CONTEMPORÂNEA EM SÃO PAULO
Além das áreas para exposições, com mais de 1.200 m², o IMS Paulista conta também com um cineteatro – onde acontecem mostras de filmes, eventos musicais, seminários e debates –, uma Biblioteca de Fotografia, salas de aula, a loja-livraria IMS por Travessa e o café-restaurante Balaio. Sem dúvidas, um dos centros culturais mais bonitos e requintados de São Paulo.
Onde: Av. Paulista, 2424 – Bela Vista
Horário de Funcionamento: Terça a Domingo e Feriados, 10h às 20h; Quintas, 10h às 22h
Transporte: Próximo aos metrôs Paulista e Consolação
5. PORTO SEGURO CULTURAL
Com localização no Centro de São Paulo, o Porto Seguro Cultural integra o já tradicional Teatro Porto Seguro. Com área total de 961 m², o projeto arquitetônico privilegia as formas assimétricas com paredes de concreto aparente que conferem contornos e linhas que aguçam a curiosidade para descobrir o novo espaço. O Espaço Cultural Porto Seguro abriu suas portas em janeiro de 2016, configurando-se num lugar para encontros e trocas, por meio de exposições, ateliês, cursos, workshops, simpósios, editais, feiras e festivais.
Para proporcionar conforto e maior segurança aos seus visitantes, assim como no Teatro Porto Seguro, localizado no mesmo quarteirão, o local possui estacionamento e vans gratuitas que fazem o transporte de ida e volta a partir da Estação Luz (Estação Luz – saída Praça da Luz / Rua José Paulino).
Onde: Al. Barão de Piracicaba, 610 – Campos Elíseos
Horário de Funcionamento: Terça a Sábado, 10h às 19h; Domingos e Feriados, 10h às 17h
Transporte: Próximo ao metrô Luz
6. CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE
Sob a direção de André Fischer, criador do Festival Mix Brasil, que movimenta a cena alternativa de São Paulo há pelo menos 20 anos, o Teatro Décio de Almeida Prado, localizado no Itaim Bibi, agora tornou-se o Centro Cultural da Diversidade. O espaço inaugurado em novembro de 2019 tem um charmoso teatro e também a biblioteca Anne Frank como vizinha. Atualmente, o espaço tem espetáculos teatrais, shows, palestras, debates literários, cursos e ainda abre espaço para feiras e festas a céu aberto.
VEJA TAMBÉM: QUEM TEM MEDO DE QUEER ART?
Com objetivo de ampliar e disseminar exclusivamente a produção cultural LGBT+ dentre os centros culturais da cidade, esse é o primeiro no Brasil com essa proposta, oferecendo arte e pensamento crítico com uma programação voltada especialmente à comunidade. Vale destacar a realização da Feirinha da Diversidade, com marcas autorais, roupas sem gênero, comidinhas e oficinas que atendem ao público LGBT+.
Onde: Rua Lopes Neto, 206 – Itaim Bibi
Horário de Funcionamento: Terça a Sábado, 10h às 22h
Transporte: Próximo ao metrô Cidade Jardim
7. MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
Inaugurado em 1989 e projetado por Oscar Niemeyer, o Memorial da América Latina é um dos maiores centros culturais e políticos da cidade de São Paulo. Além de diversas exposições, o visitante pode participar de eventos variados, como shows ou feiras de comida e artesanato todo final de semana. O memorial possui um acervo permanente de obras de arte, exibidas ao longo da esplanada e nos espaços internos, e conta com um centro de documentação de arte popular latino-americana.
VEJA TAMBÉM: 7 FEIRAS ITINERANTES EM SÃO PAULO PARA FAZER COMPRAS
A biblioteca possui cerca de 30 mil volumes, além de seção de música e imagens. O complexo promove exposições, palestras, debates, sessões de vídeo, espetáculos de teatro, música e dança. O espaço passou por uma revitalização nos últimos anos, atraindo um público jovem com a realização de feiras gastronômicas e abrigando grandes festivais de cultura pop nos finais de semana. Vale a pena buscar saber da programação mensal do espaço para não perder nenhum rolê.
Onde: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Horário de Funcionamento: Galeria Marta Traba, Salão de Atos Tiradentes e Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro: Terça a Domingo, 9h às 18h; Biblioteca: Segunda a Sexta, 9h às 18h; Sábados, 9h às 15h
Transporte: Próximo ao metrô Barra Funda
8. CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
O Centro Cultural Banco do Brasil é um dos espaços culturais mais charmosos de São Paulo. Iniciou suas atividades em 2001 no coração histórico da cidade e, desde então, recebe visitantes interessados em participar de projetos ligados à arte. Dividido em seis espaços (subsolo, térreo, mezanino e três andares), o imóvel abriga diversas atividades culturais, que dividem a atenção entre sua belíssima arquitetura e as instalações artísticas.
Foi inaugurado em 21 de abril de 2001 em uma edificação de 1901 com 4.183 m² e tem cinema, teatro, auditório, loja e cafeteria com que preenchem a estrutura neoclássica. O CCBB, como é conhecido, tem vasta e diversa programação com peças, shows e exposições inéditas. Sem dúvidas, um dos principais centros culturais para colocar em qualquer programação que envolva exposições de artes plásticas e fotografia, apresentações de teatro, dança e música, além de palestras e exibição de filmes.
Onde: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Horário de Funcionamento: Terça a Domingo, 9h às 21 h
Transporte: Próximo aos metrôs Sé e São Bento
9. GALERIA OLIDO
A Galeria Olido é um daqueles lugares no centro de São Paulo que tem história: foi o primeiro cinema em galeria e um dos principais da capital na década de 50, até fechar as portas no final do século XX devido à despopularização dos cinemas de rua. Foi reformado e reaberto em 2004 e atualmente funciona como centro cultural de atividades como a própria sétima arte, além de teatro, exposições, música e circo.
VEJA TAMBÉM: AS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES DA JUVENTUDE NO CINEMA MODERNO
Ela possui uma nova sala de cinema, uma para espetáculos musicais e uma para dança, além de dois salões para exposições, quatro salas de ensaio para grupos de dança e centros de informática. O interessante é que o cinema da galeria voltou a funcionar com características da década de 1950, como as poltronas vermelhas, o hall de entrada com escadarias de mármore, corrimãos de latão e parede com espelhos. A sala tem programação variada, com curtas, médias e longas, promovendo ciclos temáticos, de autores, gêneros e de países, mas priorizando a produção brasileira.
Onde: Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo
Horário de Funcionamento: Terça a Sexta, 10h às 21h30; Sábado e Domingo, 14h às 18h
Transporte: Próximo ao metrô República
10. UNIBES CULTURAL
Fundada em 2015, a UNIBES Cultural nasceu buscando ocupar um espaço de cultura, empreendedorismo criativo e causas sociais na cidade de São Paulo. Para além da promoção cultura, o espaço pretende levantar no público reflexões sobre o papel do indivíduo na sociedade. A programação conta com exposições, músicas, palestras, cursos e outros tipos de eventos. Instalada num generoso complexo de 5.000 m², localizado em uma das regiões mais nobres da cidade, o edifício é equipado com teatro com capacidade para 300 espectadores e um auditório para 100 pessoas, ambos projetados para usos múltiplos.
VEJA TAMBÉM: 5 PERFORMERS CONTEMPORÂNEOS PARA CONHECER
A galeria de arte, localizada no centro de circulação dos visitantes do edifício, possui 70 metros lineares de paredes para exposições. O prédio também conta com salas de aula, espaços administrativos e um grande salão de eventos, com 270 m² e pé-direito duplo de seis metros, e duas praças ao ar livre, interligadas, uma com 250 m² e outra com 450 m².
Onde: Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré
Horário de Funcionamento: Segunda a Sábado, 10h às 19h
Transporte: Próximo ao metrô Sumaré
11. OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE
Sediada num edifício histórico, inaugurado em 1905, a Oficina Oswald de Andrade promove atividades gratuitas no formato de oficinas, workshops, seminários, exposições e muito mais. O projeto foi criado em 1986 como parte de um programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo chamado Oficinas Culturais, que atua na formação e na vivência cultural da população desde os anos 80.
O prédio de estilo neoclássico foi a primeira oficina cultural a ser criada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, trabalhando com a formação de jovens profissionais em diversas áreas, como artes plásticas, cinema, dança, design, fotografia, literatura, música, rádio, teatro e vídeo.
Por lá você também pode conhecer e participar das oficinas que acontecem no Ateliê livre de Gravura, um espaço dedicado à preservação e continuidade de uma das técnicas mais tradicionais das artes visuais; e assistir no Cineclube Oswald de Andrade filmes nacionais e estrangeiros consagrados pela crítica especializada, além de curtas e longas produzidos de forma independente. Também possuímos um espaço gastronômico, Café Colombiano. que serve pratos típicos como arepas, patacones, chips de inhame e outras raízes, aborajados, empanaditas, além de quitutes, cafés e bebidas.
Onde: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta, 9h às 22h; Sábados, 10h às 18h
Transporte: Próximo ao metrô Tiradentes
12. CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIA ANTÔNIA
O Centro Universitário Maria Antônia, instalado desde 1993 nos edifícios históricos Rui Barbosa e Joaquim Nabuco, que abrigaram a antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, oferece mensalmente cursos de curta duração, ligados à área das ciências humanas e às artes em geral, e promove palestras, debates e seminários com especialistas de várias partes do Brasil e do exterior, além de outros eventos que resultam da pesquisa de unidades diversas da USP e de instituições parceiras.
De importância política e cultural,o edifício de 5.800 m² era um marco da reorganização da educação proposta desde os anos 30, foi palco do movimento estudantil de oposição à ditadura nos anos 60, foi um núcleo de intelectuais defensores da liberdade de pensamento e resistência à ditadura e foi sede da luta da comunidade acadêmica uspiana em favor de setores populares.
VEJA TAMBÉM: 10 ARTISTAS PLÁSTICOS BRASILEIROS PARA ACOMPANHAR
Desde 1999, o Maria Antonia, como é conhecido, mantém um programa de exposições de arte com cerca de 20 mostras por ano, com a diretriz geral de reunir artistas contemporâneos de gerações diversas, dando espaço às mais diferentes técnicas e áreas de produção, além de mostras de arquitetura e de retrospectivas que visam a discussão sobre o passado recente da arte brasileira.
Abriga, ainda, a Biblioteca Gilda de Mello e Souza, com acervo dedicado principalmente às artes contemporâneas e áreas conexas, cujo núcleo gerador é a coleção de livros sobre artes, estética e história da arte que pertenceu à professora Gilda, primeira docente de Estética da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP.
Onde: Rua Maria Antônia, 258 e 294 – Vila Buarque
Horário de Funcionamento: Segunda a Domingo, 10h às 18h
Transporte: Próximo aoS metrôS Santa Cecília e Marechal Deodoro
Fotos: ®Reprodução

