Nav icon
Segunda Guerra Mundial
Cult +

5 Livros Para Ler em 2020 com a temática Segunda Guerra Mundial

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 29 January, 2020

Histórias comoventes que merecem ser lembradas!

Na semana em que se completam 75 anos da libertação de Auschwitz (27 de janeiro), a data foi lembrada no mundo todo em eventos  solenes e de memória as vidas perdidas nesse período tão triste e importante da história. E a What Else Mag traz as novidades literárias que a Editora Planeta preparou para 2020 em torno da Segunda Guerra Mundial. Se você gosta de um bom livro, confira a lista a seguir para começar o ano com a leitura a todo vapor!

ÚLTIMA PARADA: AUSCHWITZ

Autor: Eddy de Wind

Em ocasião dos 75 anos da libertação de Auschwitz, que ocorre em 27 de janeiro de 1945, a Editora Planeta lança no Brasil Última parada: Auschwitz (Meu diário de sobrevivência), considerado o único material escrito integralmente dentro do campo de extermínio.

Lançado em outros 20 países, o livro traz as memórias do judeu Eddy de Wind, que  chega a Auschwitz em 1943 com sua esposa, Friedel. Ele é médico e ela é enfermeira. Lá, eles são separados. Friedel vai para o Bloco 10, onde ficam os prisioneiros destinados aos cruéis experimentos médicos do Dr. Mengele. Eddy vai para o Bloco 9, onde trabalha ajudando a cuidar de prisioneiros políticos.

Quando a Alemanha está prestes a perder a guerra e os russos se aproximam de Auschwitz, os nazistas fogem do campo. Em uma tentativa de cobrir seus rastros, mandam os prisioneiros sobreviventes, entre eles Friedel, a caminhar em direção à Alemanha. Mais tarde, essas caminhadas foram chamadas de Marchas da Morte.

Eddy conseguiu se esconder e ficou no campo, a espera dos soviéticos. Lá, com a memória fresca, passou a dividir sua rotina entre cuidar dos soldados e dos sobreviventes e produzir o relato deste livro, no qual registrou todas as atrocidades que presenciou ao longo do período em que foi prisioneiro.

A JORNADA DE CILKA

Autor: Heather Morris

O livro é a sequência do best-seller O tatuador de Auschwitz e também será adaptado para o cinema. Cilka, a protagonista, já aparece no primeiro romance: ela causou grande impacto no tatuador por ser uma das pouquíssimas prisioneiras em Auschwitz com permissão de manter os cabelos.

Depois se descobre que essas mulheres eram escolhidas entre as prisioneiras pela beleza, e mantinham os cabelos para se tornarem “amantes” dos oficiais nazistas na Segunda Guerra Mundial. Cilka, então, passa a ser concubina do alto-comandante do campo de concentração e extermínio. No entanto, ela usa essa proximidade com o poder para ajudar outros prisioneiros (entre eles o tatuador).

LIBERAÇÃO

Autor: Imogen Kealy

Thriller inspirado na emocionante história real de Nancy Wake, heroína da Segunda Guerra Mundial. O livro dará origem a um filme coproduzido e estrelado por Anne Hathaway. Será uma grande produção, e Nancy é uma das figuras mais emblemáticas da história do século XX.

VEJA TAMBÉM: 5 LIVROS FAMOSOS DE TERROR DO AUTOR STEPHEN KING

NA MESA COM O LOBO

Autor: Rosella Postorino

Romance baseado na história real das mulheres obrigadas a provarem a comida antes que os grandes oficiais nazistas (e o próprio Hitler) a comessem. Alguns detalhes interessantes, baseado em fatos, aparecem no livro. Um exemplo é Hitler ser vegetariano: segundo ele, por se preocupar com a crueldade com os animais.

A ÚNICA MULHER

Autor: Marie Benedict

Destaque de 2019 na TAG Inéditos, o romance baseado na incrível história real de Hedy Kiesler. De ascendência judaica, se casou com um poderoso comerciante de armas austríaco, o que a permite escapar da perseguição nazista na Segunda Guerra Mundial. De beleza estonteante, circulou pelos badalados salões e jantares de Viena, escutando todos os planos dos maiores oficiais do Terceiro Reich como espiã.

Quando finalmente consegue fugir de seu marido controlador, viaja aos EUA, onde se torna uma das maiores atrizes de Hollywood de seu tempo: Hedy Lamarr. Como sabia alguns segredos do inimigo, ao mesmo tempo, decide usar seus conhecimentos como cientista para ajudar o país a combater os nazistas e, quem sabe, com isso expiar um pouco da culpa que sente por ter escapado sozinha dos horrores da guerra.

Um romance histórico poderoso, baseado em uma incrível história real de uma atriz e cientista responsável pela invenção que revolucionou os sistemas de comunicação modernos: a tecnologia wifi.

Fotos: Divulgação

Summary
5 Livros Para Ler em 2020 com a temática Segunda Guerra Mundial
Article Name
5 Livros Para Ler em 2020 com a temática Segunda Guerra Mundial
Description
A What Else Mag traz as novidades literárias que a Editora Planeta preparou para 2020 em torno da Segunda Guerra Mundial. São livros com histórias reais!
Author
Publisher Name
What Else Mag
Publisher Logo

O que você achou?