Nav icon
cuidados faciais masculinos
Lifestyle

7 cuidados faciais masculinos que você deve ter com a pele e a barba

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 8 October, 2021

Quando você se olha no espelho, ainda tem dúvidas se sua pele poderia ser melhor cuidada diariamente – e também com visitas regulares a médicos? Reunimos dicas que podem ajudar nesse processo!

Dados da Euromonitor apontam que o mercado brasileiro de cuidados masculinos com estética e beleza estão em ritmo acelerado, mesmo com a pandemia – as vendas dessa categoria movimentaram US$ 4,17 bilhões no país em 2020, um avanço de 24,9% nos últimos cinco anos. Apesar disso, muitos homens ainda teimam em não fazer o básico: higienizar e passar protetor solar na pele, além de buscar auxílio de um dermatologista. Para que você saiba realmente os cuidados faciais masculinos essenciais para sua pele, reunimos 7 dicas de experts que ajudarão você a manter o tecido cutâneo jovial:

1. HIGIENIZE A PELE

cuidados faciais masculinos

Duas vezes ao dia, você precisará usar sabonete, gel de limpeza ou algum produto para higienização da pele. Isso porque lavar a face pela manhã ajuda a retirar possíveis células mortas que se acumularam durante o sono. Além disso, se a pessoa usou um ácido à noite deve limpar bem a pele pela manhã (ácidos são fotossensíveis). Ainda temos mais uma razão para lavar o rosto ao despertar: preparar a pele para a rotina da manhã, com hidratante e protetor solar. À noite, a limpeza facial é essencial para retirar vestígios de protetor solar e resíduos de poluição.

“Existem diversos trabalhos que mostram a poluição como fator agravante do fotoenvelhecimento cutâneo”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

cuidados faciais masculinos

Lembre-se de usar um limpador suave.

“Não use ingredientes agressivos (sintéticos ou naturais) ou limpe demais a pele. Na hora da limpeza, evite surfactantes agressivos que retiram a oleosidade natural da pele e desnaturam as proteínas. Uma atmosfera ultra-higiênica pode provocar um desequilíbrio do ecossistema de microrganismos benéficos que habitam na nossa pele, o que pode favorecer a irritação, ressecamento e sensibilidade da pele”, afirma a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética.

“Opte por produtos suaves com listas de ingredientes limpas e simplificadas. Estar mais atento ao microbioma da pele melhorará a saúde da pele em sua origem”, diz a Dra. Roberta.

VEJA TAMBÉM: POR QUE FAZER SESSÕES MENSAIS DE LIMPEZA DE PELE MASCULINA?

Uma boa dica é o Limpador Facial, da Sallve. O produto é um gel-espuma que limpa profundamente e deixa a pele macia, sem repuxar. Combina Niacinamida, Extrato de Moringa, Phytoesqualano e Pantenol, para ir além da limpeza e também manter a hidratação e controlar a oleosidade.

2. USE FILTRO SOLAR DIARIAMENTE

cuidados faciais masculinos

Os homens não são adeptos do filtro solar, mas isso precisa mudar. O estudo Men’s Attitudes and Behaviors About Skincare and Sunscreen Use Behaviors, publicado no Journal of Drugs in Dermatology, demonstrou influências variadas na decisão de um homem de usar protetor solar e em sua seleção de produtos para a pele.

“A maioria dos homens (83%) relatou que não usava protetor solar diariamente, e apenas cerca de um terço relatou usar protetor solar semanalmente, segundo a pesquisa”, explica o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, da Clínica GRU e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“O filtro solar deve ser usado diariamente independentemente da estação do ano. Ele é vital também para manter a pele jovem, firme e elástica. Devemos ter o hábito do uso regular do filtro solar: ele é o creme antienvelhecimento mais importante. A proteção é de todas as camadas da pele, preservando também o colágeno”, completa o dermatologista Dr. Daniel Cassiano.

cuidados faciais masculinos

Um dos principais lançamentos do ano nesta categoria é o novo Protetor Solar da Sallve, que levou 2 anos para ser desenvolvido. Sua fórmula oferece alta proteção diária com FPS 60 UVA/UVB, acabamento hidratante e invisível em todas as peles e também protege contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

VEJA TAMBÉM: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE CUIDADOS COM O SOL NA PELE JOVEM

Com vitamina E e carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Um achado para a rotina de skincare!

3. INVISTA NOS CUIDADOS ANTI-IDADE E NO PODER DO RESVERATROL

cuidados faciais masculinos

Hidratar é preciso, sempre! No frio, as glândulas da pele reduzem a secreção de substâncias necessárias para a manutenção do manto protetor, fazendo com que a pele seque. O aquecimento central e o ar condicionado também têm esse efeito. No calor, as glândulas da pele produzem mais suor, que evapora, deixando-a com uma sensação seca. Para restaurar as peles sensíveis e secas, é importante escolher produtos para que reforcem a função de barreira e proteja contra a perda de umidade.

“Ao escolher um produto de cuidados para peles sensíveis, não basta apenas garantir que ele não tenha substâncias irritantes. O produto deve funcionar ativamente abaixo da superfície da pele, estimulando os seus próprios processos de renovação e as defesas naturais”,diz a dermatologista Dra. Patrícia Mafra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

VEJA TAMBÉM: 5 CUIDADOS COM O ROSTO MASCULINO DURANTE OS 20 ANOS

Além disso, lembre-se de adicionar cuidados anti-idade na rotina masculina, o que fará com que a pele se mantenha hidratada, firme e livre de manchas. O Resveratrol, por exemplo, é uma referência anti-idade, antioxidante, clareadora e anti-inflamatória.

“Essa molécula traz vários benefícios para a saúde em virtude da sua ação antioxidante, que funciona para combater o envelhecimento. Além disso, o resveratrol é capaz de ativar a sirtuína-1, proteína que age no aumento da longevidade celular”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

cuidados faciais masculinos

Um dos sucessos em dermocosméticos brasileiros que testamos e aprovamos é um Resveratrol com alta performance presente no Sérum-Gel Antioxidante Hidratante desenvolvido pela Sallve, feito para cuidar da área dos olhos, rosto e pescoço. O produto combina a hidratação do Ácido Hialurônico a 5 antioxidantes preciosos: Nano Vitamina C a 10%, Vitamina E, Resveratrol, Niacinamida e Cafeína. e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

VEJA TAMBÉM: APRENDA 5 CUIDADOS ESSENCIAIS COM A PELE MASCULINA NESTE VERÃO

A associação desses ativos naturais biotecnológicos agem sinergicamente para impedir os danos causados pelos radicais livres, aumentar a quantidade de fibras de colágeno e elastina e melhorar a densidade e integridade da pele.

4. CUIDE DA BARBA, CABELO E BIGODE

cuidados faciais masculinos

Além de visitar o barbeiro e cuidar esteticamente da sua aparência, homens com fios de cabelo ou barba maiores precisam desprender algum tempo com o cuidado diário desse tipo de pelo. A pele, por exemplo, precisa ser hidratada na fase de crescimento do pelo e também quando o homem adquire o aspecto “barbudo”. O ideal é optar pela hidratação da pele, com produtos que agem na pele e no pelo, como é o caso do Balm para barba Midtown, da B.URB.

“Formulado com manteiga de karité, o Midtown é um balm que trata de maneira eficiente os pelos de todos os tipos de barba, além de contar com emolientes calmantes que mantêm a pele hidratada e evitam ressecamentos, escamações e o surgimento da caspa”, destaca Ana Paula.

cuidados faciais masculinos

Em barbas maiores, hidratar o pelo também se faz necessário, com produtos como o Óleo para barba Venice, da B.URB.

“O óleo Venice amacia, dá brilho e revitaliza os fios, conferindo um aspecto natural e evitando o desconforto que uma barba excessivamente gordurosa e oleosa traz à pele. Além disso, o óleo nutre os fios, alinha e evita que se tornem quebradiços”, diz diretora comercial da B.URB.

VEJA TAMBÉM: 4 CUIDADOS ESSENCIAIS PARA TER UMA BARBA BEM FEITA DE RESPEITO

Para os fios de cabelo, além da limpeza com shampoos adequados, aposte no Strong Paste, a pasta modeladora da B.URB que, além de garantir fixação forte e rápida, confere proteção UV.

5. CUIDADOS PRÉ E PÓS-BARBA

cuidados faciais masculinos

Para homens que não querem cultivar uma barba enorme, e gostam sempre de manter o rosto liso, sem pelos, os cuidados pré e pós-barba são fundamentais, segundo Ana Paula Kascher, diretora comercial da B.URB. O gel pré-barba Burbank, da marca, protege a pele do barbear, prevenindo cortes e lesões, além de possuir ação emoliente e suavizante que facilita o deslizar da lâmina. Já o pós-barba Westlake, também da B.URB, é desenvolvido com os melhores ingredientes naturais que ajudam a acelerar o processo de cicatrização natural da pele, além de extratos que acalmam, hidratam e refrescam.

6. TRATE POROS ABERTOS

cuidados faciais masculinos

O poro aberto é uma característica de peles oleosas. E como os homens têm predominantemente esse tipo de pele, não é difícil imaginar que essa é uma reclamação constante. Um dos tratamentos mais efetivos para combater essa alteração é o laser de picossegundos Pico Ultra 300, uma tecnologia diferente de praticamente tudo que existe no mercado, porque ele não tem uma reação fototérmica para fechar os poros.

“Tradicionalmente, os lasers funcionam assim: a energia luminosa do laser chega até as camadas superficiais de pele e, quando atinge o seu alvo, é convertida em calor, em uma reação fototérmica. Já o laser de picossegundos não: é uma reação fotoacústica, porque o tempo de exposição é tão curto, que não transfere calor, não dá tempo. Apenas fragmenta o alvo em micropartículas que são absorvidas.

Para tratar poros abertos, usamos uma pasta de carbono na pele que penetra nos poros e depois aplicamos o laser em cima; a tecnologia desempenha um efeito fotoacústico na pasta de carbono que está dentro dos poros. Isso faz com que a parede dos poros cole uma na outra e o poro se fecha. É algo muito inovador”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A indicação é de duas sessões por ano, porque essa é uma tendência genética. “Após cada tratamento, a pele fica no máximo um pouco avermelhada, não fica edema e o paciente pode até voltar ao trabalho imediatamente. Não tem dor”, destaca.

7. ESTIMULE COLÁGENO

cuidados faciais masculinos

Homens também precisam visitar os médicos para cuidados anti-idade da pele. Tratamentos injetáveis podem ser usados para aumentar a produção natural de colágeno pelo corpo. Os bioestimuladores, por exemplo, podem ser usados; os mais famosos são Sculptra, Radiesse e Ellanse.

“O primeiro é composto por Ácido Polilático (PLLA), que estimula o aumento da quantidade de colágeno no organismo. É um tratamento facial e corporal eficaz para quem busca uma forma de rejuvenescer a pele”, afirma o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

VEJA TAMBÉM: MITOS E VERDADES SOBRE O COLÁGENO NOS CUIDADOS DIÁRIOS COM A PELE

Radiesse é composto por microesferas de hidroxiapatita de cálcio.

“Esse é um tratamento com efeitos de longa duração, chegando até 24 meses. Ele causa um processo inflamatório que irá provocar a produção de colágeno. Em menor proporção, com o passar do tempo, ele também produz um efeito preenchedor”, afirma.

E, por fim, Ellanse é um composto de carboximetilcelulose (gel à base de água) e policaprolactona, um polímero absorvível comumente utilizado para suturas e implantes.

“Ele possui um efeito similar ao ácido hialurônico, produzindo efeitos de preenchimento imediato, mas também estimula a produção de colágeno ao longo do tempo”, explica o médico.

cuidados faciais masculinos

Para concluir, ajustar a alimentação é uma dica importante para manter a pele jovem e saudável. São três os principais tipos de alimentos que favorecem o envelhecimento facial quando consumidos em excesso: o sal, o açúcar e a gordura de má qualidade.

“Além de usar o saleiro, a maioria dos produtos industrializados tem o sódio adicionado para melhorar sua conservação. Então, no geral, o brasileiro consome muito mais sal do que deveria, em média 12g ao dia, quando o ideal seria no máximo 5g para pessoas saudáveis”, diz a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia.

VEJA TAMBÉM: COMO A DIETA CETOGÊNICA CORTA DAS REFEIÇÕES OS CARBOIDRATOS?

No caso da gordura, açúcares, alimentos ricos em gordura hidrogenada “trans” como fast-foods, sorvetes industrializados e bolos, esses são exemplos que aumentam o perfil inflamatório e predispõe o aparecimento de alterações estéticas.

“É necessário evitar os alimentos ultraprocessados. Ricos em sal, açúcar e gorduras, eles favorecem o ganho de peso e também a inflamação, o que pode colaborar para o aparecimento de alterações de pele como excesso de oleosidade e sinais de envelhecimento”, finaliza a Dra. Marcella.

Curtiu as dicas de cuidados faciais masculinos? Comenta aí o que você já faz e o que mais gostou e pretende aderir na sua rotina de cuidados com a pele e o corpo.

Fotos: ®Reprodução

Summary
7 cuidados faciais masculinos que você deve ter com a pele e a barba
Article Name
7 cuidados faciais masculinos que você deve ter com a pele e a barba
Description
Os cuidados faciais masculinos essenciais para sua pele reunidos em 7 dicas de experts que ajudarão você a manter o tecido cutâneo jovial e saudável.
Author
Publisher Name
What Else Mag
Publisher Logo

O que você achou?