Nav icon
stella McCartney
Fashion

Adidas e Stella McCartney lançam linha sustentável no Sportswear

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 20 July, 2019

Parceria promove o desenvolvimento de peças de alta performance a fim de lutar por um futuro mais sustentável para o esporte.

A adidas dá mais um passo em direção à sua busca continua pelo fim dos resíduos de produção. Hoje, o mundo produz uma quantidade estimada de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano e a linha inovadora adidas by Stella McCartney, com a ajuda das suas parcerias, está ajudando a transformar esse problema em uma solução de design mais sustentável.

stella McCartney

Os novos produtos ecológicos foram desenvolvidos como parte da política de criação open source da adidas para cocriação do futuro esportivo na parceria com a Evrnu e a Bolt Threads. Os protótipos são a última iniciativa da marca em sua jornada de redução do impacto ambiental, indo além da promessa de plástico recondicionado e contemplando a possibilidade de produtos biodegradáveis.

A blusa Infinite adidas by Stella McCartney foi feita com a empresa de inovações têxteis, Evrnu. O produto de performance sinaliza um direcionamento: rumo a uma realidade em que produtos podem ser completamente reciclados e recondicionados. A blusa Infinite é confeccionada com 60% de tecnologia NuCyclTM, e 40% algodão orgânico resgatado de aterros, podendo ser reutilizado diversas vezes.

stella McCartney

O vestido Biofabric da adidas by Stella McCartney, feito para as quadras de tênis, é um protótipo desenvolvido em parceria com a Bolt Threads, empresa especializada na produção de materiais e fibras sustentáveis por meio de bioengenharia. Ele é o primeiro do tipo, produzido com uma mescla de fios de celulose e Microsilk™, material capaz de tornar-se totalmente biodegradável no fim de sua vida útil, gerado a partir de proteínas à base de ingredientes renováveis como água,  açúcar e levedura. A inspiração por traz de tudo isso é simples: criar produtos de alto desempenho para atletas e para o resto do mundo.

“A moda é uma das indústrias mais nocivas para o meio ambiente. Não podemos mais esperar para encontrar respostas e alternativas. Ao criar uma maneira realmente colaborativa de abordar o problema do desperdício têxtil, podemos empoderar a indústria inteira e trazer práticas mais sustentáveis. Com a adidas by Stella McCartney, estamos criando produtos de alta performance que também protegem o futuro do planeta”, disse Stella McCartney.

stella McCartney

Para tornar este sonho realidade, a adidas está explorando maneiras de minimizar o desperdício por meio de três pilares:

Produção com Plástico Recondicionado direcionado a um dos maiores desafios da marca nos dias de hoje: reduzir a dependência do plástico virgem e emissões de CO2 associadas ao processo. A primeira solução para o problema, já em 2015, foi o lançamento do primeiro sneaker adidas x Parley, criado a partir da coleta de lixo plástico nos oceanos e redes de pesca ilegais em alto mar.  Nos quatro anos desde então, a adidas montou uma cadeia de suprimentos escalonável para produzir 11 milhões de pares de tênis com Parley Ocean Plastic até 2019, e além disso, visa usar apenas poliéster reciclado nos seus produtos até 2024.

stella McCartney

Feito para ser Refeito o próximo passo foi criar produtos não sejam descartados nas praias e aterros para começo de conversa. Por meio de sistemas fechados, matérias primas podem ser desconstruídas e recondicionadas. No começo do ano, vimos isso no lançamento do FUTURECRAFT.LOOP, sneaker de corrida reciclável que pode ser retornado, reciclado e usado na produção de um novo par. Hoje, podemos ver a mesma ideia na blusa Infinite adidas by Stella McCartney.

Feito para ser Biodegradável Nossa ambição é criar um ciclo biônico em que produtos possam ser completamente biodegradáveis, reintegrando-se ao ecossistema natural. Usando materiais desenvolvidos a partir de recursos naturais, ou produzidos em laboratório com células e proteínas, como no vestido adidas by Stella McCartney, a adidas mostrou que é possível criar a partir de matérias-primas naturais, um passo importante na missão da marca de explorar soluções inovadores que possam, em certo momento, voltar à natureza.

stella McCartney

“Criar produtos com lixo plástico reciclado foi nosso primeiro passo. O próximo desafio é eliminar completamente o conceito de resíduos. Com foco em três pilares, vamos explorar maneiras de criar produtos que possam ser completamente recicláveis ou biodegradáveis”, comentou James Carnes, Vice Presidente de Criação Estratégica na adidas.

Fotos: Divulgação

Summary
Adidas e Stella McCartney lançam linha sustentável no Sportswear
Article Name
Adidas e Stella McCartney lançam linha sustentável no Sportswear
Description
A linha adidas by Stella McCartney é a última iniciativa da marca em sua jornada de redução do impacto ambiental por meio do uso de produtos biodegradáveis.
Author
Publisher Name
What Else Mag
Publisher Logo

O que você achou?