Nav icon
arte urbana
Cult +

Arte Urbana e Isolamento Social: O Grafite como Qualidade de Vida

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 30 April, 2021

Toda forma de arte pode influenciar positivamente a saúde mental e física dos indivíduos, segundo a OMS.

Em relatório divulgado em 2019 a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou que, desde o nascimento até o fim da vida, a arte influencia a saúde física e mental do indivíduo. Manter contato com as artes visuais, arte urbana, filmes, séries, livros, músicas, entre outras expressões culturais, ajuda a lidar com tristezas, alivia a sensação de solidão e diminui os níveis de estresse.

VEJA TAMBÉM: KEITH HARING – A REINVINDICAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO ATRAVÉS DA ARTE

Durante o longo período de distanciamento social neste mais de um ano de pandemia, a arte tem sido ferramenta de refúgio e estímulo, colaborando para melhorar o dia a dia das pessoas. Esta afirmação tem base na psicologia:

“A arte estimula a autoconfiança, promove autoconhecimento e resgata a autoestima, possibilitando que o indivíduo ressignifique a existência. Estar em contato com qualquer tipo de arte promove a ampliação da consciência física e mental, desde as crianças nas aulas de artes, até os adultos nos mais variados níveis de acesso à cultura.”, explica a psicóloga Silvia Vasconcelos.

arte urbana

Fazendo uma observação sobre a cidade de São Paulo, a psicóloga destaca o crescente número de empenas e murais pintados nas ruas da capital paulista:

“Neste momento, ver a cidade colorida em meio ao caos que vivemos, entrega um conforto e proporciona bons sentimentos. O contato com a arte é importante para o convívio coletivo.”, completa Silvia Vasconcelos.

A arte urbana tem um papel de conexão entre o mundo externo e as pessoas, não só, mas especialmente em momentos de incertezas, medos e sofrimentos. Por exemplo, para quem trabalha na linha de frente da área da saúde ou precisa sair de casa para exercer a profissão, encontrar artes visuais expostas pela cidade em seus caminhos pode ser um estímulo à reflexão ou até uma inspiração para encarar os desafios do cotidiano.

VEJA TAMBÉM: 10 ARTISTAS PLÁSTICOS BRASILEIROS PARA ACOMPANHAR O TRABALHO

Para o empresário Victor Barros, sócio-fundador da Dionisio.Ag, primeira agência especializada em arte corporativa do país, nesta época em que as pessoas estão esmorecidas e ansiosas, a arte visual desempenha ainda um outro papel:

“Nós escolhemos trabalhar com arte nos seus mais variados formatos e estilos por acreditar na capacidade de comunicação que ela tem, sendo diferente para cada indivíduo, mas igualmente necessária para todos.”

A agência conta com um portfólio de artistas extremamente versátil, que produzem obras a céu aberto e que se tornaram referência nos grandes centros urbanos do Brasil e do mundo. Veja abaixo alguns trabalhos realizados na capital paulista:

arte urbana

No início de 2021, como parte das celebrações pelos 467 anos de história da maior cidade da América Latina, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo convidou o renomado fotógrafo Guilherme Licurgo a realizar uma intervenção artística imponente e memorável em um dos pontos mais emblemáticos da cidade, a Rua da Consolação, na esquina com a Avenida Paulista.

VEJA TAMBÉM: NU FESTIVAL PROMETE TRANSFORMAR BAIRRO EM GALERIA A CÉU ABERTO

O print em lambe lambe, estampado em um mural de 35 metros, do projeto (R)EXISTIR – Resistir para Existir, é um convite para que todos os paulistanos e, por que não, todos os brasileiros, encarem o momento complexo e cheio de incertezas com coragem e força.

arte urbana

Em 2020, para homenagear os entregadores de delivery que vêm se expondo e exercendo um papel essencial para que a sociedade continuasse funcionando normalmente nestes tempos de pandemia, o artista Apolo Torres, um dos principais nomes brasileiros da arte contemporânea brasileira, produziu uma empena.

VEJA TAMBÉM: A INQUIETUDE NO TRABALHO DO ARTISTA CUSCO REBEL

Localizada em uma das avenidas mais famosas da zona norte da cidade, a Santos Dumont, a obra é um tributo a todos estes profissionais que vêm ajudando tanto o país a se manter pulsante durante este período de isolamento social. O projeto levou cerca de sete dias para ser finalizado, desde todo o processo de preparação da superfície da parede e de produção, até a conclusão da obra.

arte urbana

Outra manifestação artística que merece destaque é a empena cega pintada para a campanha da ROYAL CANIN®. O objetivo deste mural gigantesco foi conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde dos felinos. Nesta obra, o artista Tito Ferrara desenvolveu uma arte que passa a mensagem da necessidade de levar os gatos ao Médico-Veterinário com frequência.

VEJA TAMBÉM: OS INTRICADOS VISUAIS DE JEAN-MICHEL BASQUIAT: ARTISTA DAS RUAS

A iniciativa visou fazer com que a vida real imitasse a arte e foi parte do maior investimento em uma campanha de comunicação já realizada pela ROYAL CANIN® no país, intitulada “Meu Gato No Vet”.

arte urbana

Veloe, empresa especializada no pagamento automático de pedágios e estacionamentos, resolveu levar mais cor para a cidade de São Paulo. Os paulistanos que passam pela Av. Rio Branco se deparam com uma obra exclusiva grafitada pelo artista Luiz Pardal.

VEJA TAMBÉM: ANTONIO KUSCHNIR PINTA A PANDEMIA E ANSIEDADE NA EXPOSIÇÃO “CHORO”

A empena está localizada no centro da cidade e apresenta uma arte que busca retratar um caminho inteligente e a valorização do tempo das pessoas. O objetivo é tornar o trânsito caótico da região mais leve, assim como tornar a mobilidade poética no cenário urbano mais evidente.

arte urbana

Seguindo o mesmo trabalho que foi feito com o artista Pardal na Av. Rio Branco, a Veloe também tornou a Rua da Consolação, outro ponto icônico do centro de São Paulo, mais colorida. Os motoristas e pedestres que passam pela altura do número 927 se deparam com uma obra exclusiva idealizada e executada pelo artista brasiliense Pomb.

A empena está em local estratégico e apresenta uma arte com elementos gráficos que sintetizam a mobilidade dentro das grandes cidades, especialmente por meio das veias urbanas e do personagem característico do artista marcado por traços diretos e minimalistas que estão presentes no mural.

VEJA TAMBÉM: AÇÃO DA LEVI’S CONVIDA MOROZINI PARA PROJEÇÃO DE OBRA EXCLUSIVA

No projeto, a Dionisio.Ag foi a responsável por cuidar da produção cultural para selecionar e viabilizar a pintura junto ao prédio e aos órgãos públicos, além de fazer a curadoria, pré-produção (incluindo nivelamento, recalque e preparação das paredes), produção, logística completa para o artista e equipe e pós-produção.

Já cruzou com alguns desses grafite pela cidade? Qual seu preferido? Comenta aí!

Fotos: Divulgação

Summary
Arte Urbana e Isolamento Social: O Grafite como Qualidade de Vida
Article Name
Arte Urbana e Isolamento Social: O Grafite como Qualidade de Vida
Description
Manter contato com as artes visuais, arte urbana, filmes, séries, livros, músicas entre outras expressões culturais, ajuda a lidar com tristezas e estresse.
Author
Publisher Name
What Else Mag
Publisher Logo

O que você achou?