Nav icon
Isolamento Social
Radar

5 Ideias de como Otimizar o Tempo Livre em Isolamento Social

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 15 June, 2021

Em tempos de “fique em casa” e “não aglomere”, fica difícil manter a saúde mental e se ocupar produtivamente. Para ajudar, listamos algumas dicas para inspirar seu dia!

É natural do ser humano buscar atividades para se entreter a todo momento. Seja consumindo conteúdo on-line, deslizando o feed do Instagram até ter checado tudo o que há de novo, ou então se envolvendo em dezenas de outros afazeres. Essa eterna busca por algo que nos “preenche” é completamente normal e nos fez questionar; como as pessoas tem feito para passar o tempo que estão em isolamento social? O que você que está lendo, pode fazer para aproveitar esse período dentro de casa? Foi pensando nisso que trouxemos algumas dicas de atividades para serem realizadas durante o momento “fique em casa”!

COZINHAR

Isolamento Social

Se você, assim como eu, é um entusiasta da cozinha, esse momento é perfeito para aprimorar suas habilidades. Graças ao YouTube e a diversas outras plataformas, podemos aprender variadas receitas e tentar reproduzi-las. Cozinhar é uma ótima distração e uma boa maneira de unir a família enquanto não se pode sair para comer num restaurante.

Além disso, se você gostaria de tentar mudar sua alimentação e passar a adotar ingredientes mais saudáveis, também é uma ótima chance de criar receitas gostosas e que te farão bem para a sua saúde. Mas não se preocupe se elas não saírem exatamente como você gostaria, porque essa é a parte interessante.

VEJA TAMBÉM: FESTA JUNINA – CONFIRA 5 RECEITAS TÍPICAS DA ÉPOCA E SUPER SAUDÁVEIS

Quanto mais reproduzimos alguma receita, melhor nos tornamos. Não fique desapontando se aquele bolo que você fez com tanto carinho não ficar exatamente como o da foto, você pode tentar quantas vezes forem necessárias até atingir suas expectativas.

CRIAR CONTEÚDO DIGITAL

Isolamento Social

Muitas pessoas tem o desejo de se aventurar na internet mas acabavam adiando isso por falta de tempo ou por simplesmente não saberem exatamente o que produzir. Se você é uma dessas pessoas, minha dica é: aproveite o isolamento e não adie mais esse sonho! O primeiro passo é definir qual assunto você gostaria de abordar, e para isso pode se inspirar tirando ideias de pessoas que já falam sobre aquilo.

VEJA TAMBÉM: 5 APLICATIVOS PARA CUIDAR DA SAÚDE MENTAL DURANTE A QUARENTENA

Depois que tiver definido seu nicho é hora de começar a produzir. Seja gravando vídeos, escrevendo, criando um blog, ou até mesmo um podcast… as opções são inúmeras. Aproveite que as pessoas estão em isolamento social em casa e consequentemente estão à procura de novos conteúdos e se jogue!

FAÇA CURSOS ON-LINE

Isolamento Social

Não é incomum de se ouvir “eu gostaria muito de fazer algum curso, mas com a agitação do dia a dia eu acabo não tendo tempo para isso”, agora todos temos! Existem diversas plataformas online que fornecem cursos (pagos ou e até mesmo gratuitos) – basta procurar aquele que se encaixa melhor com seu perfil e/ou bolso.

O site UDEMY.COM conta com uma enorme gama de cursos on-line, com assuntos dos mais variados que vão de moda, fotografia, marketing e até mesmo dicas de desenvolvimento pessoal. Se você quer aprender novas línguas, o aplicativo Duolingo é altamente recomendado para você. Além disso, a USP (Universidade de São Paulo), oferece um curso on-line de italiano –  e o melhor, de graça! Já o MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) promove, em julho,  novos cursos online para o público interessado em cultura, artes, moda, história, filosofia e videogames. Dentre outras inúmeras possibilidades.

MANTENHA A MENTE RELAXADA

Isolamento Social

Infelizmente para quem sofre de ansiedade, o isolamento social pode ser um grande desafio. Manter-se relaxado em meio à tantas notícias ruins, e a um momento de muitas incertezas não é uma missão fácil. Uma boa sugestão de exercício para tirar o foco das preocupações do dia a dia é o Yoga. Essa prática ajuda a relaxar a mente, além de controlar a respiração e consequentemente traz um enorme bem estar. No YouTube existem várias aulas que podem ser assistidas e executadas diretamente da sua casa.

VEJA TAMBÉM: DIA INTERNACIONAL DA YOGA – 3 MANEIRAS PARA SER MAIS PRESENTE

Mas não se esqueça, se mesmo assim você precisar de alguém para conversar, não hesite em buscar ajuda. O Centro de Valorização À Vida (CVV) possui atendentes 24 horas e você não precisa se identificar caso não queira. Disque 188 ou então acesse o site cvv.org.br e não deixe que o isolamento interfira no seu bem-estar.

MARATONE SUAS SÉRIES FAVORITAS

Isolamento Social

Se depois de todas as dicas acima você ainda estiver entediado, então a melhor opção para você é se jogar em frente à TV e maratonar aquela série que você é apaixonado/a. Ou então, descobrir uma nova série que te agrade e assisti-la de uma só vez. Serviços de streaming como Netflix, HBO Go, Disney Plus Amazon Prime – entre outros – possuem um catálogo enorme de opções para agradar a todos. Do suspense à ação. De animações fofas para assistir com as crianças, até aquele romance clichê para ver sozinho e se acabar no pote de sorvete.

VEJA TAMBÉM: 10 CONTEÚDOS DO DISNEY PLUS PARA FAZER OS STREAMING LUTAREM!

Pronto, depois de todas essas dicas não tem mais desculpa para deixar o tédio do isolamento social te pegar! Além disso, aqui na What Else, você tem conteúdo quase que diariamente o que com certeza vai te ajudar na distração; se informando e ficando por dentro de tudo o que acontece no mundo de uma forma muito mais orgânica e descolada!

Foto: ®Reprodução

Summary
5 Ideias de como Otimizar o Tempo Livre em Isolamento Social
Article Name
5 Ideias de como Otimizar o Tempo Livre em Isolamento Social
Description
Em tempos de "fique em casa" e "não aglomere", fica difícil manter a saúde menta. Para ajudar, listamos algumas atividades para fazer em isolamento social!
Author
Publisher Name
What Else Mag
Publisher Logo

O que você achou?