10 biografias masculinas bacanudas de ícones do século 20
Você quer leitura? Então toma essa lista de livros que garimpamos sobre homens que fizeram a diferença em seu campo de atuação.
Entre as trágicas, mas não menos geniais, vidas de Jimi Hendrix, Jim Morrison e Kurt Cobain, a genialidade de Bauman e George Orwell, e a criatividade de Steve Jobs e Phill Knight, surge a lista de livros com algumas das melhores biografias masculinas de lendas pop composta pela What Else Mag: selecionamos ícones do século 20 que mudaram nossa maneira de se vestir, agir e pensar.
A Vida e a Música de Iggy Pop
Paul Trynka
Editora Aleph
2015
Muito mais do que uma biografia sobre a vida do artista mais indomável do Rock, ‘A Vida e a Música de Iggy Pop’ funciona como um catálogo importantíssimo sobre a cultura hippie, a influência das drogas na criatividade artística, o caminho que as bandas famosas obtinham etc. O autor, Paul Trynka é ex-editor da revista inglesa MOJO, e para esse livro, viajou pela Europa e Estados Unidos, entrevistando companheiros de banda, amigos de infância, produtores e o próprio Iggy Pop. O resultado é uma obra fascinante que transcende a biografia do rockstar.
Steve Jobs – A Biografia
Walter Isaacson
Editora Companhia das Letras
2011
Um dos livros mais vendidos dos últimos tempos, ‘Steve Jobs – A Biografia’ escrita por Walter Isaacson trata da lenda que transformou para sempre a história da tecnologia, contando com inúmeras entrevistas com amigos, parceiros de trabalho, familiares e concorrentes de Jobs, criador da tecnologia Apple. A história é ao mesmo tempo uma lição e uma advertência, e ilustra a capacidade de inovação e de liderança, o caráter e os valores de um homem que ajudou a construir o futuro.
Jimi Hendrix Por Ele Mesmo
Alan Douglas e Peter Neal
Editora Zahar
2014
Considerado o Rei da Guitarra, Jimi Hendrix viveu brevemente, mas o suficiente para ser intenso e marcar a história da música. Extremamente talentoso, inúmeros livros já foram escritos pelo artista, mas esse registro, organizado por Alan Douglas, produtor e amigo do guitarrista, e o documentarista Peter Neal, mostra faces até então nunca vistas pelos fãs e a audiência geral que acompanhou Jimi até o seu estrelato e morte prematura – morreu aos 27 anos, como outras grandes lendas do Rock.
A Marca da Vitória – A Autobiografia do Criador da Nike
Phil Knight
Editora Sextante / GMT
2016
Escrita pelo próprio Phil Knight, criador de uma das mais celebradas marcas de todos os tempos, a Nike. A sua autobiografia conta de maneira franca como ele conseguiu cunhar a marca Nike. Com 50 dólares emprestados pelo pai, ele abriu em 1963 uma empresa com uma missão simples: importar do Japão tênis de alta qualidade e baixo custo. Ele relembra a criação do nome e da logomarca – um dos poucos ícones reconhecidos em todos os cantos do planeta –, os primeiros modelos de tênis e os contratos com grandes atletas. O resultado é um livro inspirador para qualquer homem de espírito empreendedor.
Elvis Presley: A Vida na Música
Ernst Jorgensen
Editora Larousse
2010
Qualquer fã de moda e boa música obrigatoriamente perpassa pela carreira de Elvis Presley. Considerado o Rei do Rock, além dos figurinos brilhantes e icônicos, o artista foi um dos primeiros a rebolar lascivamente na TV. O livro de Ernst Jorgensen mergulha na discografia de Elvis, demos de estúdio e gravações ao vivo, e as gravações do verão de 1953 e 1977.
Bauman sobre Bauman
Zygmunt Bauman
Editora Zahar
2011
Falecido recentemente, o filosofo Zygmunt Bauman marcou a história da filosofia contemporânea e produziu conceitos importantes como a sociedade líquida. Feita através de diálogos com o sociólogo Keith Tester, ‘Bauman sobre Bauman’ responde às questões fundamentais levantadas pelo pensador, cita suas influencias, e revela conceitos chaves para leituras de seus textos. No livro, os leitores encontram ideias organizadas por temas: os horizontes da sociologia, ética e valores humanos, o caráter ambivalente de modernidade, individualização e sociedade de consumo, o papel da política.
Caetano: Uma Biografia
Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco
Editora Seoman – Grupo Pensamento
2017
Escrita por Marcio Nolasco e Carlos Eduardo Drummond, ‘Caetano: Uma Biografia’ é fruto de uma intensa pesquisa sobre Caetano Veloso, um dos maiores artistas brasileiros da história. A diferença dessa biografia em relação às outras, é que ‘Caetano: Uma Biografia’ descreve com detalhes todas as fases do artista, e não apenas a fase Tropicalista ou com os Doces Bárbaros. É um livro para quem quer conhecer mais sobre música brasileira, os afetos e desafetos de Caetano e ouvir com maior conhecimento a discografia do músico.
Mais Pesado que o Céu: Uma Biografia de Kurt Cobain
Charles Cross
Editora Globo
2002
Kurt Cobain foi um dos últimos gênios do rock. Sua história é marcada por sua morte prematura, mas o garoto de Seattle cravou para sempre seu nome não só na indústria fonográfica, mas também na moda, popularizando o estilo grunge. A biografia escrita e organizada por Charles Cross revela os dramas familiares que instigaram a criatividade musical de Cobain, a história da geração que moldou seu caráter e sensibilidade, detalhes do vício pela heroína, os planos suicidas e seu estranho e conturbado caso de amor com Courtney Love. Analisando relatos médicos e policiais, e cartas do próprio músico, Charles Cross também revela fatos novos sobre a saúde de Cobain, sua depressão e seus últimos dias.
Uma Vida em Cartas
Traduzido por Pedro Maia Soares
Editora Companhia das Letras
2013
Autor fundamental do século XX, George Orwell escreveu títulos como ‘Revolução dos Bichos’ e ‘1984’. ‘Uma Vida em Cartas’ permite que seus leitores adentrem ainda mundo em seu mundo, através de uma seleção de cartas escritas pelo próprio autor e que montam seu mundo político, e seu contexto social e familiar. Nascido numa família de classe média inglesa, Orwell optou por tornar-se operário e escritor freelancer a continuar a carreira de burocrata de seu pai. Conseguiu consagração como escritor 20 anos depois de ter começado a escrever, através de uma escrita original e arrebatadora.
The Doors por The Doors
Ben Fong-Torres
Editora Agir
2010
Uma das bandas mais influentes dos anos 60 e 70 é The Doors. Sua influência ainda hoje é presente em qualquer boa banda de rock. A biografia, organizada por Ben Fong-Torres, com depoimentos reveladores, entrevistas antológicas e textos do guitarrista Ray Manzareck, é item obrigatório de pesquisadores musicais e de comportamento, que querem saber como Jim Morrison, vocalista da banda, alterou todo o comportamento norte-americano.
Fotos: ®Reprodução