Nav icon
Coachella Festival
Lifestyle

Da Moda à Música: Coachella Festival Completa 30 Anos

Postado por Alisson Prando / 24 March, 2019

O mais icônico festival norte-americano, onde uma lagarta gigante convive com pinturas faciais, micro-shorts, e a música dos AC/DC.

Uma vez por ano, o deserto da California deixa de ser um pacato local para virar o principal destino dos amantes da música (e da moda) na terra. Vem saber tudo o que vai rolar na edição que celebra 3 décadas do Coachella Festival:

DE CONCHILLA AO COACHELLA

Coachella Festival

Coachella Valley

O documentário “Coachella: The Film” mostra que no início do século 20, no Coachella Valley, perto do local onde o festival acontece, havia uma cidade com poucos habitantes. Era um lugar onde muitas coisas não aconteciam e seu povo vivia da terra. Segundo o site oficial da cidade de Coachella, Jason L. Rector foi o primeiro homem a viver nessa área. Ele tinha um negócio chamado Woodspur no qual ele carregava madeira e madeira para Los Angeles.

Rector expandiu seus interesses, encontrou água no vale e, com seu irmão, pensou em começar a construir uma cidade e entrar no negócio imobiliário. Mas esse novo lugar precisava de um nome. Reitor propôs “Conchilla”, por conta das pequenas conchas que poderiam ser encontradas na área. Quando os anúncios eram impressos, os criadores dos anúncios confundiam algumas cartas e todos os anúncios diziam “Coachella”. Eles decidiram deixar assim.

Coachella Festival

Empire Polo Club

Mas como é que uma pequena cidade levou o nome de um dos maiores e mais importantes festivais do mundo? O projeto Coachella como um lugar para morar nasceu em 1901 e o evento musical em 1999. O povoado cresceu e em 1946 tornou-se oficialmente uma cidade. Nos anos 50 começou a ser vendido como destino turístico e nas décadas seguintes chegaram várias estrelas. Frank Sinatra, Elvis Presley, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor e Albert Einstein são algumas celebridades que foram ao Coachella em suas férias. Pouco a pouco, o nome se tornou popular.

No entanto, apesar de Sinatra e Presley terem cantado juntos no Coachella, os grandes eventos tradicionalmente ocorriam em Los Angeles. E isso aconteceu por décadas até que em 1993, o Pearl Jam teve uma disputa com a Ticketmaster para um show em Hollywood. O grupo de Eddie Vedder acabou tocando no Empire Polo Club em Indio, Califórnia, o mesmo local onde o festival é realizado desde 1999.

CRIANDO UM FESTIVAL LENDÁRIO

Coachella Festival

Coachella Valley Music and Arts Festival

Paul Tollet é considerado o criador do Coachella Valley Music and Arts Festival. Em 1997, quando o Coachella ainda nem existia direito, ele decidiu “concorrer” com o Glastonbury, tradicional festival britânico que deixou um contraste gigante: era o sol do deserto contra as chuvas britânicas, e foi bem difícil para ele competir contra as grandes empresas.

Em 1999, ele conseguiu os artistas e anunciou o novo festival na mesma semana em que o Woodstock’99 foi feito. Com dois meses de vendas de ingressos, o primeiro Coachella Festival teve artistas como Beck, Rage Against the Machine, Tool e artistas de música eletrônica. Essa primeira edição não gerou grandes lucros. Mas a semente deixada pelo Pearl Jam em 1993 já estava germinando. De lá para a frente, se tornaria um padrão para festivais de música.

Coachella Festival

O Coachella foi projetado para ser o Anti-Woodstock (’99)

As primeiras edições foram headliners de artistas e grupos de rock (Jane’s Addiction, Weezer, Morrissey, Oásis, The Strokes), com uma grande dose de música eletrônica (Moby, Underworld, The Chemical Brothers). Por alguns anos, esse foi o equilíbrio que o Coachella teve, embora pouco a pouco o hip hop abrisse seu próprio espaço.

Atualmente, o Coachella Festival também tem sido um lugar onde as bandas tiveram a oportunidade de crescer. Em 2002, Queens of the Stone Age apareceram no meio do cartaz, e o The Mars volta bem lá embaixo; em 2003, o Black Eyed Peas estava na penúltima linha do pôster; em 2004 The Killers foi uma das bandas menores. Cinco anos depois, eles fecharam o segundo dia do festival. Na mesma edição, Brandon Flowers e sua banda lideraram o cartaz com Paul McCartney e The Cure.

Coachella Festival

Beyoncé entrou para a história do festival com um mega show repleto de hits

O festival também deu às bandas latino-americanas a oportunidade de se apresentar para um grande público fora de seus países. Café Tacvba, Bomba Estéreo, Los Amigos Invisibles, Sidestepper, Juana Molina, Seu Jorge, Rodrigo y Gabriela, Julieta Venegas e El Gran Silencio são apenas alguns artistas que subiram ao palco do Coachella.

Mais recentemente, Beyoncé fez história e entregou um show completamente esplendoroso e multicoreografado, fazendo homenagens às universidades negras norte-americanas, sendo a primeira artista negra a ser headliner do Festival.

MUDANÇAS NA INDÚSTRIA MUSICAL

Coachella Festival

Kendrick Lamar em performance no Coachella Festival de 2017

Sendo um Festival que acompanha as mudanças tecnologicas e artísticas da indústria da música, o hip hop, passou de ter um papel complementar nas primeiras edições, a ser um dos personagens principais, com Kendrick Lamar, Kanye West, Jay-Z e Dr. Dre & Snoop Dog como headliners. Algo semelhante aconteceu com o pop, que teve Madonna e Lady Gaga entre seus artistas mais relevantes.

O que torna o Coachella Festival especial é que ele tem um espaço para todos os gêneros: rock, rap, eletrônico, pop, indie e diferentes sonoridades têm palco no festival. Quando os pôsteres de cada edição são revisados, é difícil não encontrar uma banda ou artista que chame a atenção. Além disso, sempre há algumas surpresas. É incrível ver Kendrick Lamar ou The Black Keys em letras pequenas e, alguns anos depois, sendo colocados como os grandes artistas da edição. Quem sabe, talvez entre os menores nomes desta edição, esteja o próximo Arcade Fire ou a nova Lady Gaga.

AS APOSTAS PARA O COACHELLA FESTIVAL EM 2019

Coachella Festival

Os headliners deste ano são Childish Gambino, Tame Impala e Ariana Grande

A edição de 2019 do Coachella Festival acontecerá em dois finais de semana entre os dias 12 e 14 de Abril e depois 19 e 21 do mesmo mês. Com sede no Empire Polo Club da cidade de Indio, o evento que nasceu em 1999 ainda tem ingressos disponíveis para acesso geral no segundo final de semana e VIP ou acesso com transporte para os dois finais de semana.

Entre os destaques da edição desse ano, aparecem bandas e artistas que lançaram grandes discos em 2018 como The Interrupters, Janelle Monáe, The 1975, Rosalía, Christine and the Queens, Pusha T, entre outros. Os headliners do evento são Ariana Grande, Childish Gambino e Tame Impala – para agradar todos os gostoso e ouvidos.

Como é de costume, o festival tem em seu lineup artistas que não costumam se apresentar em grandes turnês, principalmente nos Estados Unidos, como são os casos de Aphex Twin e do ator Idris Elba.

O COACHELLA E A MODA

Coachella Festival

Ano após ano, o Coachella se tornou uma verdadeira passarela de moda

Na mega estrutura montada para os finais de semana do festival, seus espectadores usam flores na cabeça e pinturas douradas no rosto, existem refeições veganas e sem glúten para quem quiser comer, e a cada esquina, uma instalação de arte e jogos de luzes transformam este pedaço de deserto no mais surreal evento musical a que se pode assistir.

Apesar de democrático musicalmente, o Coachella Festival ainda abriga pouca variedade em termos de diversidade de público – talvez por conta de seus ingressos com preços salgados – ao lado das toneladas de celebridades que frequentam o espaço, o panorama a ser visto são jovens brancos, consumidores e com toneladas de dinheiro para gastar.

Coachella Festival

Os looks street style dos jovens são repletos de personalidade e estilo

No Coachella não existem grandes espaços patrocinados ou mega-stands, nem marcas que “estragariam” a experiência psicodélica a là Woodstock de acampar por dias no deserto – as poucas marcas que já conseguiram “ocupar” o festival foram a sueca H&M, Sephora, Samsung e Uber, que oferecem serviços “gratuitos” ou com preços reduzidos. O festival chama-se simplesmente Coachella Valley Music and Arts Festival e ponto.

Entre o hipster e o cool, o festival que já recebeu Drake, Lana Del Rey e Kanye West, serve também como palco para jovens de 20 a 30 anos, exibirem seus looks que versam entre tendencias adaptadas das passarelas de moda ou street wear – micro-shorts com botas, croppeds, chapéus de feltros com abas largas são ícones que referenciam aos anos 70 e que aparecem pelo Coachella Festival com toda a força.

Coachella Festival

Seja um estilo hippie, boêmio, folk, étnico, vintage, punk, tropical ou romântico, no Coachella todos querem ser únicos

TOP 10 APRESENTAÇÕES DO COACHELLA 2019

Agora você já sabe que, anualmente, além de contar com superstars do rock, pop, hip hop, música eletrônica, o festival também é um espaço para artistas da cena alternativa. Afinal, ele é composto por uma super estrutura, conta com diversos palcos e recebe mais de 100 mil fãs por final de semana.

Após o line-up ser divulgado, montamos uma lista dos 10 artistas e bandas mais aguardados da edição de 2019 e que merecem a sua atenção? Vai acompanhar o festival? Então não perca:

1. ARIANA GRANDE

A artista norte-americana simplesmente não para: depois do sucesso de “Sweetener”, a cantora lançou “Thank U, Next”, inspirada pelo seu término com o ator Pete Davidson. Com produção de Max Martin e produção executiva de Scooter Braun (que também assina a carreira de Justin Bieber), “Thank U, Next” tem músicas como  “Break Up with Your Girlfriend, I’m Bored” e “7 Rings” nas paradas da Billboard.

2. BILLIE EILISH

Aos 17 anos, Billie Eilish tem influencias de Aurora, Lady Gaga e Lana Del Rey. A artista de Los Angeles toca piano, ukelele e guitarras ao vivo, fazendo um som que bebe em fontes de indie e electropop. Billie tornou-se famosa depois de participar da trilha sonora da série 13 Reasons Why com “Bored”. No final de março, ela lança “WHEN WE ALL FALL ASLEEP, WHERE DO WE GO?”, seu primeiro álbum.

Coachella Festival

Ariana Grande | Billie Eilish

3. JADEN SMITH

Filho do superstar Will Smith, Jaden Smith promete fazer show com novas músicas no Coachella Festival. O ator tem 20 anos e possui gravações com Justin Bieber, Keanu Reeves e Jennifer Connelly. Enquanto artista musical, Jaden é influenciado por trap, hip hop e música alternativa – gêneros que devem marcar sua performance no palco.

4. BLACKPINK

Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa foram o primeiro grupo de K-pop a entrar na Billboard Hot 100. O hit responsável por esse recorde foi “DDU-DU DDU-DU”, que já possui mais de 300 milhões de visualizações no Youtube. Em parceria com artistas como Dua Lipa, as garotas são uma das maiores revelações do POP asiático.

Coachella Festival

Jaden Smith | Blackpink

5. PERFUME

O primeiro grupo J-Pop a se apresentar no Coachella, o trio faz show do disco “Future Pop”, com coreografias dinâmicas e iluminação inovadora. No Japão, é bastante comum que as meninas façam shows em arenas completamente lotadas. Com apenas um produtor durante toda a carreira, a girlband faz som influenciado por electropop e EDM.

6. J BALVIN

J Balvin dispensa apresentações: é atualmente um dos artistas mais ouvidos do Spotify. Na edição de 2018 do festival, J Balvin apresentou-se como convidado de Beyoncé na performance de “Mi Gente”, e nesse ano, ele apresenta show próprio recheado de ritmos latinos e reggaeton, com direito aos hits de “Machika” e “Downtown”, ambos parcerias com Anitta.

Coachella Festival

Perfume | J Balvin

7. WIZ KHALIFA

Com 31 anos de idade, o rapper norte-americano Wiz Khalifa é influenciado por euro dance, hip hop e urban contemporâneo. Khalifa tem 6 discos lançados e é um dos destaques do line-up do Coachella em 2019.

8. IDRIS ELBA

Aos 46 anos, o britânico Idris Elba é um dos atores mais quentes da temporada de cinema mundial. Considerado pela revista People como o homem mais sexy vivo, ele assinará um DJ set especialmente para o Coachella Festival. Idris tem uma carreira musical há mais de 10 anos e é uma das primeiras vezes em que o ator toca num festival mainstream.

Coachella Festival

Wiz Khalifa | Idris Elba

9. HER

Com apresentação marcada também no Rock in Rio, H.E.R., nome artístico de Gabriella Gabi Wilson, figura constantemente em listas de mais ouvidos em plataformas de streaming e melhores registros do ano. A artista de 21 anos traz frescor ao urban e R&B contemporâneo e sempre mantêm aura misteriosa – são raras suas entrevistas, com a justificativa de que ela quer manter seu foco na música, e apenas na música.

10. KHALID

Conhecido por seu single de estreia “Location”, Khalid é um dos rappers norte-americanos de maior destaque no cenário musical atual. Com apenas 21 anos, Khalid lançou seu disco “American Teen” em 2017, foi considerado um dos artistas emergentes pela Billboard e teve sua estreia na TV no programa de Jimmy Fallon. Em sua turnê “Location”, ele teve a façanha de vender todos os ingressos.

Coachella Festival

H.E.R. | Khalid

Ainda nesse ano, o Coachella Festival apresenta shows de Childish Gambino, Tame Impala, Diplo, The 1975 e Solange. Se joga na playlist!

Curte eventos musicais? Então confira nossa cobertura sobre outros grandes festivais pelo Brasil e o mundo, como o Lollapalooza Brasil FestivalYaga Festival, Popload Festival, Cultura Inglesa Festival, Milkshake Festival, Soundhearts Festival, D-Edge Festival e Electric Zoo Festival.

Fotos: ®Reprodução

Summary
Review Date
Reviewed Item
Da Moda à Música: Coachella Festival Completa 30 Anos
Author Rating
51star1star1star1star1star

O que você achou?