Nav icon
vodka
Cult +

Dia da Vodka: 6 curiosidades interessantes sobre a bebida

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 4 October, 2021

A bebida possui diversas curiosidades que vão desde sua origem e nome até o seu processo de fabricação.

No dia 04 de outubro se comemora o Dia da Vodka. Incolor, de sabor característico e com teor alcoólico entre 35 e 60%, a Vodka é uma popular bebida destilada que caiu nas graças de quem não abre mão de apreciar um drink com um sabor que só ela é capaz de oferecer.

VEJA TAMBÉM: HARMONIZANDO PRATOS TÍPICOS DO VERÃO COM DIFERENTES CACHAÇAS

Além disso, ela possui diversas curiosidades que vão desde sua origem e nome até o seu processo de fabricação. Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a Vodka, Maurício Kalvelage, sócio proprietário da Vodka Kalvelage, explica alguns tópicos sobre ela, confira:

COMO SURGIU A VODKA?

Foi no ano de 1865, na Rússia, que o renomado cientista Dmitri Ivanovich Mendeleev decidiu misturar álcool e água em diferentes proporções durante um ano. Depois de várias experiências, ele encontrou aquilo que seria o ideal: 40% de álcool e 60% de água. O famoso químico russo defendeu a tese de doutorado “Sobre a mistura do álcool com água”, proporção ideal na qual surgiu a lendária bebida de 40 graus.

vodka

No que se refere à Vodka, existe a opinião de que o grande cientista, à custa da própria saúde, isto é, por meio da experiência, provou as vantagens e desvantagens da sua bebida de quarenta graus.

A qualidade da Vodka russa surpreendeu o mundo inteiro. E o álcool russo feito de trigo é comprado desde o final do século XIX para a produção de vinhos licorosos, por países vinicultores como a Grécia, Turquia, Egito e Espanha.

O QUE SIGNIFICA VODKA? 

A Vodka é a bebida nacional da Polônia e da Rússia, e seu nome é o diminutivo de água em diversas línguas eslavas, porém, não se sabe ao certo se essa é apenas uma coincidência.

COMO SE DÁ O PROCESSO DE FABRICAÇÃO?

O processo de fabricação da Vodka é parecido com o do Whisky, no entanto, enquanto este último é destilado a baixas temperaturas – o que dá o sabor aos cereais -, a Vodka é destilada a temperaturas bem elevadas e, em seguida, submetida a filtragens químicas para neutralizar seus aromas, além de ter água adicionada à produção.

VEJA TAMBÉM: 3 DRINKS REFRESCANTES PARA BRINDAR O COMEÇO DA PRIMAVERA

EXISTE UM TIPO DE COPO MAIS INDICADO PARA BEBÊ-LA PURA?

Dizem que toda bebida tem o seu copo ideal, e com a Vodka não é diferente. De acordo com muitos, o copo mais indicado na hora de apreciá-la é o famoso shot, com 80ml de capacidade.

vodka

QUAIS SÃO OS PAÍSES QUE MAIS CONSOMEM VODKA ALÉM DA RÚSSIA?

De acordo com uma pesquisa feita pela Euromonitor International, o Brasil está entre os 10 maiores mercados consumidores de Vodka no mundo. Nos Estados Unidos é a bebida destilada mais vendida.

VEJA TAMBÉM: 5 RECEITAS DE DRINKS COM CACHAÇA PARA PREPARAR FÁCIL EM CASA

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS PARA RECONHECER UMA VODKA DE BOA QUALIDADE?

Uma Vodka boa sempre será a mais incolor e inodora possível. A consequência de apreciar uma Vodka feita com ingredientes selecionados é que no dia seguinte não é necessário se preocupar com ressaca ou mal-estar.

Fotos: ®Reprodução

Summary
Dia da Vodka: 6 curiosidades interessantes sobre a bebida
Article Name
Dia da Vodka: 6 curiosidades interessantes sobre a bebida
Description
Incolor, de sabor característico e com teor alcoólico entre 35 e 60%, a Vodka é uma popular bebida destilada que caiu nas graças de quem curte bons drinks.
Author
Publisher Name
What Else Mag
Publisher Logo

O que você achou?