Nav icon
Andre Fischer
Cult +

Cinema em Casa: Os Filmes da Quarentena de Andre Fischer

Postado por Ali Prando / 18 June, 2020

De sci-fi à questões LGBTs: o diretor e jornalista André Fischer seleciona 9 filmes para ver enquanto a pandemia global não termina.

Inspirado pela quarentena, o curador, jornalista e ativista Andre Fischer compôs uma deliciosa lista de filmes para a quarentena: de ficção científica, regionalidade brasileira e a questões de gênero e sexualidade, a seleção vai te fazer viajar internamente enquanto durar o período de isolamento.

Andre Fischer

Andre Fischer é atualmente o diretor do Centro Cultural da Diversidade de São Paulo. Inaugurado em 2019, o espaço conta com palestras, oficinas de drag queens e drag kings, exibições de filmes e shows de artistas como Triz, Thiago Pethit e Filipe Catto, sendo a programação feita pensando sobre a comunidade LGBT.

VEJA TAMBÉM: SOMENTE GAROTOS – THIAGO PETHIT ALÉM DA MODA E DA MÚSICA

Além disso, Andre Fischer é o idealizador e diretor do Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, criado ainda em 1994, até hoje é um importante e revolucionário projeto de cinema e outras manifestações culturais alternativas do Brasil, reconhecido internacionalmente.

VEJA TAMBÉM: NAVEGUE PELA PSICODELIA SENSORIAL DO CANTOR FILIPE CATTO

Entre o seu ativismo, e as lives que realiza diariamente com artistas e pesquisadores desde o começo da quarentena devido ao Covid-19 em São Paulo, Andre Fischer compôs especialmente para a What Else Mag uma lista de 9 filmes para assistir em seu isolamento. Se joga:

LEMBRO MAIS DOS CORVOS

Gustavo Vinagre

Andre Fischer

Uma noite virada com a atriz e diretora Julia Katerine, falando sobre traumas e suas vivências como mulher trans. Como nos outros filmes do Gustavo, não ficam claros os limites entre realidade e ficção. Para assistir aqui!

TAEKWONDO

Marco Berger

Andre Fischer

Os filmes do diretor argentino giram em torno de homossexualidades masculinas mal resolvidas confrontadas por uma forte tensão sexual. As cenas são longas, os homens deliciosos e o climão, como neste aqui, costuma se resolver só bem no finzinho. Para assistir aqui!

EU MATEI MINHA MÃE

Xavier Dolan

Andre Fischer

Enfant terrible do cinema québecois, Dolan foi premiado em Cannes com seu filme de estreia como diretor quando tinha apenas 20 anos. Ele fez outros filmes muito interessantes. Ainda que seu último ‘Mathias e Maxime’ tenha sido bem abaixo da média, vale a pena assistir a todos (conheça a filmografia de Xavier Dona nessa matéria que publicamos), começando por esse aqui.

TATUAGEM

Hilton Lacerda

Andre Fischer

Recife, Recife, Recife! Escolhi Tatuagem para representar essa cinematografia (que inclui os geniais ‘Amarelo Manga’, ‘Febre do Rato’, ‘Som Ao Redor’, ‘Boi Neon’, ‘Aquarius’, ‘Bacurau’) porque além do roteiro e direção de artes incríveis, conta com Irandhir e Jesuíta juntos! E também porque um dos últimos filmes que assisti no cinema antes da quarentena foi ‘Fim de Festa’, também do Hilton Lacerda. Para assistir aqui!

CARTA ALÉM DOS MUROS

Andre Canto

Andre Fischer

Conhecer o histórico da epidemia do HIV/Aids no Brasil é também entender a história da comunidade LGBT no Brasil. Quem somos, como chegamos até aqui e, de uma certa forma, também ajuda a compreender as semelhanças e diferenças da atual pandemia. Para assistir aqui!

A CHEGADA

Denis Villeneuve

Andre Fischer

Único filme falado em inglês dessa lista, é também minhas uma das ficções científicas  favoritas – e olha que sou fã do gênero. A chegada de extraterrestres e o enigma que eles apresentam provocam a união da humanidade. Bem parecido com a oportunidade que nos está sendo apresentada com a atual crise do coronavírus… Será que vamos conseguir? Para assistir aqui!

COMO NOSSO PAIS

Laís Bodansky

Andre Fischer

Um olhar bastante sensível sobre machismo, liberdade sexual e dramas familiares vividos pela classe média branca paulistana. Para assistir aqui!

RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS

Céline Sciamma

Andre Fischer

Premiado em Cannes e no MixBrasil em 2019, tem uma estrutura de roteiro que me agrada especialmente. Toda ação vai sendo construída para uma cena final acachapante. Nada mais a comentar além de ‘lindo de morrer’. Para assistir aqui!

CORPO ELÉTRICO

Marcelo Caetano

Andre Fischer

Uma crônica paulistana passada no centrão com personagens periféricos gays, queer e trans expressando sua sexualidade muito livremente. Destaque para a supertrilha sonora, as presenças poderosas de Linn da Quebrada, Márcia Pantera e as performances deleitosas de Kelner Macedo e Lucas Andrade. Para assistir aqui!

VEJA TAMBÉM: TUDO SOBRE O MAGNETISMO QUEER DO FILME NACIONAL CORPO ELÉTRICO

QUER ASSISTIR MAIS FILMES?

O site #VoteLGBT criou uma aba LGBTFlix, que reúne links para mais de 150 curtas, médias e alguns longas nacionais, quase todos exibidos em diferentes edições do Festival MixBrasil. Entre muitos clássicos da cinematografia LGBT nacional destaco ‘O Porteiro do dia’, ‘Love Snaps’, ‘Meu Amigo Cláudia’, ‘Filme para Poeta Cego’, ‘Bailão’, ‘Depois do Almoço’ e ‘Eu Não Quero Voltar Sozinho’.

Além disso, já está disponível a nova plataforma digital idealizada por Andre Fischer, MixBrasil Play. Nela você encontra um catálogo com 60 produções que estiveram em edições passadas, vinhetas, trailers clássicos, show do gongo, etc. Já favorita, pois promete atualizações frequentes.

Fotos: ®Reprodução

Summary
Cinema em Casa: Os Filmes da Quarentena de Andre Fischer
Article Name
Cinema em Casa: Os Filmes da Quarentena de Andre Fischer
Description
Para ocupar sua quarentena, devido ao Covid-19 em São Paulo, confira a lista especial de Andre Fischer com 9 filmes para assistir em casa por streaming.
Author
Publisher Name
What Else Mag
Publisher Logo

O que você achou?