Livro Roupas Inteligentes Aborda Novas Tecnologias de Vestir
Ricardo O’Nascimento, autor do livro Roupas inteligentes: combinando moda e tecnologia, publicado pela Editora Senac São Paulo, explica onde estão essas inovações e como elas ajudam na saúde e bem-estar.
Quando se fala em wearable (roupas inteligentes) é comum pensar em relógios inteligentes, óculos interativos, entre outras tecnologias que realmente transformaram a moda em algo além do visual, mas um exemplo pouco observado são os tecidos eletrônicos como os desenvolvidos para matar bactérias utilizados nas máscaras protetoras, tecnologia de vestir essencial neste momento.
VEJA TAMBÉM: LIVROS COM PERSONAGENS QUEER ADAPTADOS PARA O CINEMA
Além dos tecidos das máscaras protetoras, o avanço da tecnologia aplicada ao vestível também pode ser observado em muitos outros produtos como a calça inteligente Nadine, que tem a capacidade de guiar o usuário na realização correta das posturas de yoga e a Hug Shirt, uma camiseta criada para proporcionar uma sensação similar ao abraço.
Esses e muitos outros projetos sobre tecnologias desenvolvidas para as roupas podem ser vistos no livro Roupas inteligentes: Combinando Moda e Tecnologia do artista e pesquisador no campo de novas mídias e arte interativa Ricardo O’Nascimento. Dividido em quatro partes, o livro discute os conceitos fundamentais da área e suas aplicações, apresentando possibilidades de materiais para a criação de projetos.
VEJA TAMBÉM: 6 LIVROS PARA COMPREENDER O ATUAL DEBATE RACIAL
Pioneiro no estudo sobre o tema no Brasil, o autor explica como funcionam os aspectos eletrônicos relacionados ao vestível, ilustrando-os com iniciativas em artes, ciência e design.
“Os recursos tecnológicos aplicados à moda podem adotar as mais variadas formas, sendo um campo aberto à investigação e um apelo aos sentidos”, conta Ricardo.
Com linguagem acessível e didática, a obra publicada pela Editora Senac São Paulo discute os conceitos fundamentais da área e suas aplicações, e traz ainda tutoriais e o fashiontech canvas model, abordando processos criativos e práticos no desenvolvimento de projetos que vão do relógio que mede o batimento cardíaco até vestidos com drones que interagem conforme a música. Os recursos tecnológicos aplicados à moda podem adotar as mais variadas formas, sendo um campo aberto à investigação e um apelo aos sentidos.
Fotos: Divulgação | ®Reproduçã

