Nav icon
Cult +

Cultura em Casa: Chegou o Evento Internacional MuseumWeek 2020

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 11 May, 2020

Durante uma semana, instituições culturais do mundo inteiro utilizam as redes sociais para reavivar seus acervos de acordo com as temáticas diárias da campanha.

No atual cenário é fundamental que possamos estar juntos, mesmo que fisicamente distantes. Conectada, a comunidade cultural internacional pode trazer felicidade e união no momento em que isso é mais necessário. Através de sete dias, sete temas e sete hashtags, entre os dias 11 e 17 de maio, galerias, bibliotecas, arquivos, museus e outras instituições culturais participam da MuseumWeek 2020, movimento digital internacional que propõe um tema por dia para nortear as publicações nas redes sociais dos participantes.

“A humanidade só poderá enfrentar os desafios do século XXI se estiver unida. E o evento destaca o poder especial que a cultura, a arte e as instituições que as apoiam têm de nos unir. Elas permitem que criemos laços, dão sentido às nossas vidas e nos ajudam a desenvolver nossas maiores aspirações.

Elas nos fazem aprofundar a compreensão sobre quem somos e para onde vamos, e representam uma base sólida para a sociedade mundial. Cultura e arte são aquilo que marca a nossa humanidade: este é um forte motivo para amá-las e celebrá-las”, informa o comunicado oficial do evento.

MuseumWeek 2020

“The lovers II”, René Magritte, 1928⠀

Criada em 2014, a MuseumWeek busca unir a comunidade cultural internacional e engajar o público a conhecer mais dos acervos das instituições participantes. A iniciativa conta com o apoio do ICOM (Conselho Internacional de Museus), e, no Brasil, do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e do Ibermuseus.

VEJA TAMBÉM: FESTIVAL VARILUX EM CASA TRAZ O CINEMA FRANCÊS EM STREAMING

No início do ano, foi adotado “união” (no original, “togetherness”) como tema geral da MuseumWeek 2020. Nos tempos atuais, em que metade da população mundial está em confinamento por conta de uma pandemia sem precedentes, o tema ganha ainda mais relevância.

MUSEUMWEEK 2020 NO BRASIL

MuseumWeek 2020

Fachada do Prédio Monumento do Museu do Ipiranga

Aqui no Brasil, o Museu do Ipiranga participa da ação digital e agenda, ainda, uma live no dia 18 de maio – Dia Internacional dos Museus – sobre o plano digital da instituição e a parceria com a plataforma Wikipedia, considerada uma ação pioneira no meio cultural.

A transmissão conta com as participações da diretora Solange Ferraz de Lima, o presidente do Wiki Movimento Brasil, João Alexandre Peschanski, e um dos membros fundadores do movimento, Célio Costa, e será transmitida às 15h, pelos canais do Facebook e Instagram do Museu. Fique esperto!

VEJA TAMBÉM: QUARENTENERS E O BENEFÍCIO DO CASULO PARA O METAMORFOSEAR

Hoje, 11 de maio, primeiro dia da campanha, a temática sugerida é “Heróis”. Esse dia homenageia todas as pessoas que estão na linha de frente, prestando serviços essenciais na luta contra o COVID-19. O Museu do Ipiranga aproveita a temática para colocar em xeque o conceito de “herói”, utilizando, dentre outras, a imagem de um bandeirante.

MuseumWeek 2020

“”Saint Jerome writing”, Caravaggio, 1605-6

Serão propostas discussões acerca do que é o heroísmo e quais os fatores históricos que levam a essa construção. Na terça-feira, dia 12, o tema é “Cultura na Quarentena”. Com a intenção de convidar o público a recriar obras culturais com objetos e pessoas de suas casas, o Museu do Ipiranga fez uma seleção de seu acervo, e promete algumas surpresas para esse dia.

VEJA TAMBÉM: 5 APLICATIVOS PARA CUIDAR DA SAÚDE MENTAL DURANTE A QUARENTENA

Em seguida, no dia 13, quarta-feira, a temática proposta é “Junto”. Chegamos, portanto, ao tema principal da MuseumWeek 2020, que remete à coletividade, à comunidade e aos esforços conjuntos. Para este dia, o Museu do Ipiranga separou imagens de sua equipe, além de itens do acervo que remetem a atividades realizadas em comunhão.

MuseumWeek 2020

“Excursion into Philosophy”, Edward Hopper, 1959

Na quinta-feira, dia 14, a campanha se utiliza do clássico “tbt” – hashtag utilizada em redes sociais neste dia da semana para posts de fotos antigas – para propor o tema “Momentos do Museu”. O público será convidado a compartilhar memórias de visitas, enquanto o Museu do Ipiranga também compartilha fotos históricas da instituição.

Na sexta-feira, dia 15, a campanha se volta para uma temática de grande relevância nos tempos atuais: “Clima”. O Museu revive fotos e objetos do acervo que convidam o público a pensar nas mudanças climáticas e em como o clima nos afeta. A temática seguinte, “Tecnologia”, será explorada no sábado, dia 16. Será a oportunidade do público conhecer quais tecnologias são utilizadas no dia-a-dia do Museu, como aparelhos para restauro de obras e manutenção do acervo.

MuseumWeek 2020

“Mundos do Trabalho”, acervo do Museu do Ipiranga

E por fim, a MuseumWeek 2020 se encerra no domingo, dia 17, com a temática “Sonhos”. Neste dia, imagens idílicas do Museu do Ipiranga serão postadas para questionar o público sobre seus sonhos, anseios e projeções para o futuro. O dia seguinte, em que se celebra o Dia Internacional do Museu, será comemorado pela instituição por meio da live sobre suas ações digitais em parceria com o Wiki Movimento Brasil, às 15h.

WHAT ELSE?

Curtiu a iniciativa? Para acompanhar tudo o que está rolando em outras instituições participantes ao redor do mundo, basta ficar de olho nas seguintes hashtags: #Togetherness #MuseumWeek #MuseumsForCulture #MuseumsFromHome #StayHome #ShareCulture. O site do evento também está repleto de informações para te guiar pela intensa programação.

MuseumWeek 2020

“Young man reading”, Octavian Smigelschi, 1892

Desde 2015, a UNESCO vem apoiando essas instituições, visando à proteção e à promoção dos museus e das coleções, e enfatizando especialmente sua diversidade e seu papel na sociedade. Para a UNESCO, os museus são essenciais e inestimáveis na promoção do patrimônio, da diversidade e do diálogo intercultural. E para a What Else também! Desejamos, coragem, esperança e muita informação durante esse período desafiador.

Fotos: ®Reprodução
Summary
Cultura em Casa: Chegou o Evento Internacional MuseumWeek 2020
Article Name
Cultura em Casa: Chegou o Evento Internacional MuseumWeek 2020
Description
Durante uma semana, instituições culturais do mundo inteiro utilizam as mídias sociais para reavivar seus acervos na MuseumWeek 2020 e promover a cultura.
Author
Publisher Name
What Else Mag
Publisher Logo

O que você achou?