Nav icon
Cores do Ano 2021
Radar

Pantone Anuncia Tons de Cinza e Amarelo Como Cores do Ano 2021

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 10 December, 2020

Depois de um 2020 caótico, empresa americana de consultoria de cores busca otimismo e positividade para o próximo ano.

Poucas coisas são capazes de unir o mundo todo em um consenso. Uma delas é que este ano foi uma tremenda derrota bagunça e 2021 não pode seguir pelo mesmo caminho, por favor! Com isso em mente, a Pantone, empresa dona da paleta de cores mais famosa do mundo, vasculhou o globo por meses observando desenvolvimentos em roupas, carros, gastronomia, design e tudo o que nos rodeia para traduzir a cor (ou cores) que deve ser tendência no ano em moda, design e cultura. E o prognostico apontou duas cores do ano 2021: o cinza PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e o amarelo PANTONE 13-0647 Illuminating.

Cores do Ano 2021

A decisão por duas cores em vez de uma não aponta uma indecisão da marca, mas uma metáfora. Segundo a Pantone, a combinação desses tons de cinza e amarelo salienta como elementos diferentes se encontram para apoiar uns aos outros e evoca resiliência, otimismo, força e positividade para o próximo ano. Algo que todos precisamos!

“O PANTONE 13-0647 Illuminating é um amarelo claro e animador que brilha com vivacidade, um tom de amarelo aconchegante imbuído de energia solar. Enquanto o PANTONE 17-5104 Ultimate Gray é emblemático de elementos sólidos e confiáveis que são eternos e oferecem uma base firme,” declarou Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute.

Cores do Ano 2021

Prático e sólido como uma rocha, ao mesmo tempo caloroso e otimista, o mix de Ultimate Gray e Illuminating representa uma espécie de “luz no fim do túnel”, após a pandemia do novo coronavírus devastar 2020. É uma história de cores que encapsula sentimentos mais profundos de consideração com a promessa de algo ensolarado e amigável.

“A união do resiliente Ultimate Gray com o amarelo vibrante Illuminating expressa uma mensagem de positividade apoiada pela força e moral. A combinação das duas cores nos passa resiliência e esperança. Precisamos nos sentir encorajados e encantados; saber que tudo ficará mais brilhante – isso é essencial para o espírito humano.”, afirmou Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute

Cores do Ano 2021

Esta é apenas a segunda vez em 22 anos que a Pantone escolhe duas nuances como cores do ano 2021, sendo a estreia do cinza no catálogo anual e a segunda vez em que um tom de amarelo também conquista o posto. O objetivo é que elas se destaquem sozinhas, como tons complementares, apoiando-se mutuamente.

DESVENDANDO AS CORES DO ANO 2021

Bom, você deve estar se perguntando: e o que eu faço com isso? Quem liga para cores e tendências em um ano de crise histórica? É justamente aí que mora o objetivo fundamental de qualquer análise de comportamento humano.

Cores do Ano 2021

São dos momentos devastadores que tiramos soluções criativas para seguir em frente, e a Pantone tem um peso monstruoso na influência do que será produzido a seguir pela indústria têxtil, gráfica, beleza, design industrial, automobilística, decoração e até na cozinha, e consequentemente consumido por todos nós.

VEJA TAMBÉM: A COR TREND DO ANO DE 2020 SERÁ PANTONE CLASSIC BLUE 19-4052

Com caçadores de tendências (famosos cool hunters) do Pantone Color Institute, espalhados por mais de 30 países, vasculham anualmente o mundo em busca de novas influências de cores. Isso pode incluir a indústria do entretenimento e filmes em produção, coleções de arte em viagem e novos artistas, a moda, todas as áreas do design, famosos destinos de viagens e novos estilos de vida, novos playstyles e novas condições socioeconômicas.

Cores do Ano 2021

As influências também podem surgir de novas tecnologias, novas matérias primas, texturas e efeitos que afetam a cor, as plataformas de mídia social tão relevantes e até os próximos eventos esportivos que capturam a atenção mundial.

VEJA TAMBÉM: DEU VERDE! PANTONE ESCOLHE GREENERY COMO A COR DE 2017

A empresa observou a direção que as coisas estavam tomando ao longo de 2020 e reconheceu que as pessoas procuram maneiras de se fortalecer com energia, clareza e esperança para superar a incerteza contínua, cores animadas e empoderadas aplacam nossa busca por vitalidade. O cinza Ultimate Gray é como o tipo de cinza da sabedoria (barba grisalha) e da inteligência (massa cinzenta no cérebro). Um cinza confiável e fácil de se apegar.

Cores do Ano 2021

A confiança de uma pessoa é deprimente de outra, entretanto, e é aí que entra o amarelo Illuminating. O novo amarelo lembra um sol, inspira um rosto sorridente. A Pantone declarou que juntas, a combinação de cores nos pressiona para frente, faz nossas mentes voltar ao que é realmente importante. E já tem surgido em vários lugares.

VEJA TAMBÉM: PANDEMIA E CRISE: O QUE ACONTECE COM A MODA A PARTIR DE AGORA?

O anúncio das cores do ano 2021 chegou a tempo das notícias da vacina contra o coronavirus. Mesmo na mesmice cinzenta de nossos dias atuais, o futuro parece muito mais brilhante, iluminado! Partiu combinar cinza com amarelo!

Fotos: Pantone Color Institute

Summary
Pantone Anuncia Tons de Cinza e Amarelo Como Cores do Ano 2021
Article Name
Pantone Anuncia Tons de Cinza e Amarelo Como Cores do Ano 2021
Author
Publisher Name
What Else Mag
Publisher Logo

O que você achou?