Pele masculina no Inverno: Como Driblar os Maus Hábitos
Alguns hábitos que adquirimos na estação são danosos para a saúde da nossa pele e devem ser evitados.
Estamos no auge do inverno e com a temperaturas mais frias, umidade do ar mais baixa e poluição concentrada, a pele masculina no inverno tende a ficar mais seca, sensível e propensa a determinadas condições de pele como as dermatites, psoríase, seborreia e rosácea.
Além disso, a estação também leva a uma diminuição na transpiração corporal, prejudicando a hidratação natural cutânea e deixando a pele mais seca e com aspecto esbranquiçado, provocando assim a desnaturação das proteínas presentes na derme. Os maus hábitos que adquirimos na estação, como banhos quentes e demorados, a falta de consumo de água, hidratação e proteção solar, também podem resultar em lábios rachados, descamações na pele e barbas opacas e secas.
“A pele é o maior órgão do corpo humano e, por isso, possui diversas funções importantes, sendo uma delas a de proporcionar uma barreira de proteção contra agentes externos. Quando a barreira de proteção cutânea está enfraquecida, a pele se torna mais exposta à poluição e a outros agentes como o estresse e a alimentação. Ademais, o ressecamento e a oleosidade são duas das principais consequências que as mudanças no clima trazem para a pele, resultando na diminuição da retenção da umidade, descamação, coceira e em algumas regiões do rosto, o craqueamento da pele”, explica o farmacêutico naturopata Jamar Tejada, fundador da Che Figo, marca de produtos naturais, veganos e sustentáveis para os homens.
A pele masculina brasileira, seja ela mais oleosa ou mais seca, começa a ficar mais ressecada e ter mais chances de criar alergias ou machucados durante o inverno ou em épocas frias no geral. Essa mudança impacta tanto na aparência quanto na saúde, já que ela se torna mais frágil. A dica é caprichar na hidratação da pele e optar por banhos curtos e com temperatura morna para evitar o rosto vermelho no frio.
“Apesar dos homens possuírem a pele rica em colágeno, ou seja, são naturalmente mais protegidas contra o envelhecimento, ela também tende a ser mais espessa e oleosa. Por este motivo, essa pele também precisa de cuidados específicos com limpeza, hidratação e proteção solar, mesmo nos dias de baixa temperatura”, explica Jamar Tejada
VEJA TAMBÉM: 7 CUIDADOS FACIAIS MASCULINOS QUE VOCÊ DEVE TER COM A PELE E A BARBA
Segundo o especialista, alguns hábitos que adquirimos na estação e que são danosos para a saúde da nossa pele devem ser evitados. Entre eles estão:
-
TOMAR BANHO MUITO QUENTE: isso porque a água nesta temperatura retira parte da camada hidrolipídica, provocando ressecamento, coceira e um aspecto mais áspero (pele com aparência cinza). O mais recomendado é tomar banhos mornos com duração máxima de 10 a 15 minutos e após hidratar a pele;
-
UTILIZAR QUALQUER HIDRATANTE: o indicado é optar por produtos que formam uma película sobre a pele, diminuindo a perda de água por evaporação e que contenham ativos hidratantes como o lactato de amônio, ceramidas e os óleos de sementes de uva e ureia. Além disso, é de suma importância conhecer o seu tipo de pele para saber qual é a melhor opção de produto para você.
-
NÃO HIDRATAR OS LÁBIOS: neste período é comum que a boca fique mais ressecada, mas isso ocorre devido os agentes externos como sol, vento e frio, além da saliva que está sempre em contato com a superfície dos lábios. Por isso, o uso de produtos tópicos são essenciais para hidratar, proteger e restaurar esta região durante o inverno. Utilize sempre produtos à base de ativos para a recuperação da pele como a manteiga de karité, lipídeos e pantenol;
-
A FALTA DE INGESTÃO DE ÁGUA: durante o inverno, a ingestão de líquido é fundamental para hidratar o corpo e combater o ressecamento da pele, por isso o consumo de no mínimo dois litros de água por dia é fundamental.
VEJA TAMBÉM: 5 CUIDADOS COM O ROSTO MASCULINO DURANTE OS 20 ANOS
Complementando, manter uma rotina de skincare diferente neste período é tão importante quanto em outras estações do ano, e a utilização de produtos para o seu tipo de pele é fundamental para mantê-la hidratada e saudável também durante o inverno.
“A limpeza no rosto é o primeiro passo de uma rotina de pele, opte por usar um sabonete líquido ou gel de limpeza, pois além de realizar uma limpeza profunda na pele, o produto irá ajudar no controle da oleosidade. O indicado é realizar essa limpeza 2x ao dia. Após a higienização da pele, utilize um creme específico para o seu tipo de pele, que irá oferecer cuidados extras como tratamento de rugas, linhas finas, uniformização do tom de pele, entre outros. E para finalizar, não podemos esquecer do protetor solar, já que mesmo no inverno os raios solares também estão presentes, por isso utilizar diariamente protetor solar com fator superior a 30 irá proteger a pele dos raios UVA e UVB, e da luz azul, além de ser fundamental para prevenir doenças de pele e o envelhecimento cutâneo”, recomenda o especialista.
E você, como cuida da pele masculina no inverno? Tem algum passo da rotina de skincare que não vive sem? Deixa sua opinião nos comentários e envia essas dicas para alguém que precisa dar uma ajustada nos cuidados pessoais!