Nav icon
picuí
Radar

Picuí Fez de Milagres Um Destino Tropical Além do Réveillon

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 26 December, 2019

Conversamos com O Chef revelação responsável pelo buffet dos casamentos mais exclusivos e disputados do país.

Conhecido como o “Chef oficial” dos casamentos do paraíso alagoano São Miguel dos Milagres, Wanderson Medeiros, mais conhecido como Picuí, carrega títulos como o de “Chef Revelação do País” por apresentar um estilo gastronômico que mescla ingredientes do Nordeste com um toque de sofisticação.

Constantemente presente em eventos nacionais e internacionais, os saborosos pratos de Picuí (vamos chamá-lo assim?) cativam o público por mostrar de forma delicada o paladar regional da Nova Cozinha Nordestina. Não demorou muito para que conquistasse seu espaço em um dos principais destinos tropicais da atualidade.

picuí

Picuí assina o menu do Réveillon de São Miguel dos Milagres

Caracterizado por praias com um mar inigualável e aspecto natural, São Miguel dos Milagres virou na última década um destino efervescente, sendo point escolhido pelos festeiros para passar Réveillon, e local de diversos casamentos de alto padrão exclusivos. Eventos que Picuí assina o menu com o W Gourmet, seu serviço de buffet aberto em 2007. Celebridades como Whindersson Nunes, Karina Bacchi e Carol Bittencourt serviram seus pratos ao casarem.

Através de ousadas criações, o Chef alcançou grande espaço na cena gastronômica. Já chegou a representar o Brasil diversas vezes em eventos no exterior e apresentou por 8 anos seu próprio quadro de culinária no programa Feito Pra Você, na TV Record.

VEJA TAMBÉM: CHEF IPE ARANHA INDICA 5 RECEITAS DETOX PARA COMER SAUDÁVEL

Crescido no restaurante dos pais, passou a infância e adolescência entre as panelas do restaurante Picuí, um dos mais tradicionais da cidade de Maceió. Hoje em dia, é ele quem administra o restaurante da família, em conjunto com o W Gourmet.

Comandar dois negócios com cardápios diferentes não é fácil, ainda mais com uma agenda de eventos por todo o país, mas Picuí conta com a ajuda da família, da equipe com mais de 60 funcionários com quem trabalha e sua paixão pela cozinha que torna tudo mais leve.

picuí

O Chef é um dos criadores e adeptos da Nova Cozinha Nordestina

Apesar da recente apreciação pela comida e temperos nacionais, o Chef ressalta que nem sempre foi assim, e até pouco tempo atrás a culinária brasileira não era vista como “cool”.

“Com o tempo os chefes e os restaurantes foram desconstruindo essa imagem, e utilizando ingredientes nacionais. Mas eu sempre trabalhei com isso, era o que eu tinha acesso na minha cozinha.”

VEJA TAMBÉM: ALGARVE DESPONTA COMO MAIOR DESTINO GASTRONÔMICO DE PORTUGAL

E qual seria o segredo para um casamento de sucesso? Segundo Picuí, cada mínimo detalhe é importante, mas existe um segredo para o sucesso de uma festa.

“Não importa qual seja o padrão da festa, nem sempre tudo precisa ser do mais caro e do melhor. O importante é o enquadramento certo dos detalhes para cada ocasião. A forma como a comida vai ser apresentada, o tipo de bebida que vai ser servido, se a música agrada os convidados… Para tudo precisa prestar atenção e entender bem o gosto do seu cliente”.

picuí

Pratos criativos da culinária regional

Quando questionado da aceitação de seus pratos no exterior, Picuí afirma que os estrangeiros também não reconhecem nossa culinária, e que fora do país a gastronomia brasileira se limita a feijoada e caipirinha. Mas se apresentada de forma mais sofisticada, a impressão do público é grande.

Diferente do restaurante que trabalha com receitas tradicionais, em seu buffet, o Chef tem a liberdade de criar receitas e testar pratos refinados com ingredientes atípicos. O seu favorito é a carne de sol, típico da sua cidade natal, e popular no negócio da família, que a produz desde 1889.

Atualmente Picuí apóia vários projetos de pequenos produtores e cooperativas do estado de Alagoas, com o intuito de levar essa riqueza gastronômica a outros Chefs, através dos congressos e festivais onde ministra aulas de cozinha nordestina.

VEJA TAMBÉM: 7 RESTAURANTES VEGETARIANOS PARA COMER EM SÃO PAULO

A pedido da What Else Mag, conseguimos a receita exclusiva do seu Arroz das Alagoas (rende 6 porções),  prato requisitado em seus banquetes e no cardápio do restaurante. Bon appetit! 

picuí

Arroz das Alagoas

REFOGADO DE LEITE DE COCO

75g pimentão vermelho picado, 75g pimentão amarelo picado, 75g pimentão verde picado, 100g cebola picada, 20g alho picado, 30ml azeite, sal a gosto, 50g de molho de tomates, 300ml leite de coco e pimenta tabasco a gosto.

PREPARO DO REFOGADO

Refogue o alho no azeite, em fogo baixo, até começar a dourar. Junte a cebola e os pimentões e cozinhe por aproximadamente 30 minutos ou até que os vegetais estejam bem cozidos. Acrescente o leite de coco, o extrato de tomate e o sal. Continue cozinhando e mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela

INGREDIENTES PARA O ARROZ

800g refogado de leite de coco, 1kg arroz parboilizado cozido, 200ml creme de leite, 100g parmesão, 2 envelopes açafrão paellero (opcional), 50g coentro, sal a gosto, 250g camarão já salteado na manteiga ou no azeite (temperar os camarões com sal e pimenta do reino), 250g de sururu, 250g de siri ou caranguejo e 250g massunim.

PREPARO DO ARROZ

Salteie os camarões antecipadamente e deixe na geladeira para não passar do ponto. Aqueça bem o refogado, até começar a ferver. Tome cuidado para não deixar queimar o fundo da panela. Junte o açafrão e o creme de leite, misture, espere começar a ferver novamente e comece a envolver o arroz. Acrescente os camarões, sururu, siri e massunim e quando levantar fervura novamente, finalize com o tabasco, o parmesão ralado e o coentro picado. Acerte os temperos, se necessário.

 Fotos: Divulgação

Summary
Picuí Fez de Milagres Um Destino Tropical Além do Réveillon
Article Name
Picuí Fez de Milagres Um Destino Tropical Além do Réveillon
Description
Conhecido como o Chef oficial dos casamentos em São Miguel dos Milagres, Picuí mescla ingredientes do Nordeste com um toque de sofisticação em seus pratos.
Author
Publisher Name
What Else Mag
Publisher Logo

O que você achou?