Nav icon
Rider R4
Radar

Rider Lança Programa Rider R4: Linha de Calçados Sustentáveis

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 2 November, 2020

Calçados são veganos e produzidos com material reciclado a partir de resíduos da própria fábrica, garrafas PET e carbono renovável.

Vamos falar de coisa boa? Nesta semana, a Rider, uma das marcas mais famosas do grupo Grendene, lançou sua primeira coleção de calçados de menor impacto ambiental: o Programa Rider R4. Fazem parte da linha quatro calçados baseados na produção ecologicamente correta, pautada nos 4Rs – Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recriar o Futuro, originado a partir da ideia de que é possível fazer algo novo através do design sustentável.

Rider R4

O lançamento é uma iniciativa da marca que traz ações com o objetivo de evoluir em frentes de sustentabilidade. No viés econômico, o projeto busca simplificar e ampliar o acesso a produtos de menor impacto ambiental. No aspecto ambiental busca a evolução constante nas operações e materiais mais sustentáveis. Na perspectiva social o programa reforça a valorização e respeito às pessoas. 

“Acreditamos no poder transformador do design. A inovação sempre esteve em nosso DNA. Por isso, decidimos recriar nossos produtos ícones para uma nova versão de menor impacto ambiental do que já temos hoje”, explica Carlos André Carvalho, gerente de desenvolvimento sustentável da Grendene. 

VEJA TAMBÉM: BIRKENSTOCK LANÇA SANDÁLIA MASCULINA IDEAL PARA O VERÃO

Todos os produtos do Programa Rider R4 são veganos e produzidos com material reciclado a partir de resíduos da própria fábrica. Em números, há a redução de 27% no consumo de água e 54% na geração de resíduos. E depois de muito usadas, podem ser descartadas em pontos de coleta seletiva ou nos mais de 300 clubes da Melissa espalhados pelo Brasil.

Rider R4

De acordo com o gerente de marca e comunicação da Grendene, Alexandre Reis, o Programa Rider R4 é uma jornada de Desenvolvimento Sustentável que tem o propósito de recriar o futuro, através das ações do presente.

“É uma caminhada longa e continua. Não temos todas as respostas, mas sabemos o caminho que queremos trilhar. A consciência coletiva abre caminhos para a evolução”.

VEJA TAMBÉM: RIDER SE INSPIRA NO ESCAPISMO ESTÉTICO PARA TIE DYE COLLECTION

O resultado atual dessa jornada será apresentado no Brazil Immersive Fashion Week – BRIFW. Uma plataforma online onde marcas, designers, artistas e consumidores poderão atuar de forma colaborativa em um ambiente imersivo, inovador e 100% digital. O evento ocorre no dia 07 de novembro e o desfile da Coleção Rider R4 será às 19h45 usando recursos de modelos 3D apresentando as sandálias. Para acompanhar tudo, inclusive o desfile, fique de olho nesse link.

Enquanto isso, a What Else te traz de antemão todos os detalhes dos novos calçados da linha Rider R4 para já escolher seu preferido. Conheça:

Rider R4

RIDER R4

O Rider R4 é a evolução do clássico R1, mas agora recriado a partir de um impacto ambiental ainda menor. Essa versão é feita com 81% de material reciclado, após sua vida útil, é 100% reciclável. 

RIDER R4 SLIDE

Recriado a partir do clássico modelo Slide da marca, o Rider R4 é fabricado com 82% de material reciclado das fábricas e é 100% reciclável após o uso. 

RIDER R4 FREE PAPETE

Perfeita para todos os estilos e momentos, a Papete Rider Free foi repensada para diminuir seu impacto ambiental. Materiais com 21% do carbono de fonte renovável e solado composto por 30% de material reciclado. Sem falar nas tiras, que são feitas de tecido produzido a partir de garrafas PET recicladas. 

RIDER R4 NEXT

A renomada Papete R4 Next em sua versão mais eco-friendly. Além das tiras em tecido feito a partir de garradas PET recicladas, a confortável palmilha em EVA agora é produzida com EVA biobased, contendo 64% de carbono de fonte renovável. 

EMBALAGEM 

Rider R4

A embalagem dos produtos também foi pensada para auxiliar na redução de resíduos no meio ambiente. As sandálias são comercializadas em embalagem de papel reciclado, ou seja, de menor impacto se comparado ao papel branco, e 100% reciclável. Além disso, toda a grafia foi repensada e o uso de tinta diminuiu em 90% comparada à embalagem anterior. 

VEJA TAMBÉM: CHEGARAM AS NOVAS HAVAIANAS EM COLLAB COM SÉRIES DA NETFLIX

4Rs – REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR E RECRIAR O FUTURO

R1 – Reduzir: Na elaboração 27% do consumo de água é reduzido e 54% da geração de resíduos é eliminada. 

R2 – Reutilizar: Todos os efluentes gerados nas fábricas da marca são tratados e reutilizados. 

R3 – Reciclar: Os produtos da Rider já contêm 30% de resíduo reciclado pré-consumo. Alguns modelos podem ser fabricados 100% com esse mesmo material. 

R4 – Recriar: Criar de novo, dar uma nova versão, um novo aspecto ou uma nova abordagem ao que já existe. 

Rider R4

VEJA TAMBÉM: NOVA COLEÇÃO RE JEANS DA RENNER EXPLORA MODA RESPONSÁVE

Mais sobre a jornada de sustentabilidade e o Programa Rider R4 você encontra nesse link. Vamos enaltecer e valorizar as marcas que reforçam a ideia de design sustentável do projeto, que busca o menor impacto ambiental, cujo objetivo é atender as necessidades das gerações atuais e futuras. Os produtos estão disponíveis para compra na loja oficial. Fica a dica!

Fotos: Marina Benzaquem | Divulgação

O que você achou?